Imagem ilustrativa de combatente no Afeganistão - Getty Images
Afeganistão

Fotógrafo vencedor do prêmio Pulitzer é morto durante conflito no Afeganistão

Danish Siddiqui realizava uma cobertura jornalística de confrontos entre talibãs e forças de segurança do país

Penélope Coelho Publicado em 16/07/2021, às 08h07

De acordo com informações da agência de notícias AFP, publicadas nesta sexta-feira, 16, pelo UOL, o fotógrafo Danish Siddiqui, foi morto hoje no Afeganistão, ao ser atingido por “fogo do talibã” enquanto realizava uma cobertura jornalística dos conflitos entre o grupo extremista e as forças armadas do país.  

O profissional trabalhava para a agência de notícias Reuters, que confirmou o ocorrido. Em 2018, Danish fez parte de uma equipe que venceu o famoso Prêmio Pulitzer, por cobrir a crise dos refugiados rohingyas.

O fotógrafo de origem indiana era conhecido por sua dedicação ao trabalho, mesmo com os perigos. “Danish foi um jornalista excepcional, um marido e pai dedicado e um colega muito querido. Nossos pensamentos estão com sua família neste momento terrível”, afirmou a agência de notícias em comunicado.

Fotografia de Danish Siddiqui / Crédito: Divulgação/ Twitter /@dansiddiqui

 

Segundo revelado na reportagem, o profissional estava cobrindo os confrontos na cidade de Kandahar desde o início desta semana. Sabe-se que recentemente, as forças afegãs tentavam retomar a cidade de Spin Boldak, que foi dominada pelos talibãs.

De acordo com a agência, o fotógrafo avisou que havia sido baleado na madrugada desta sexta-feira, ele estava recebendo tratamento, mas, segundo revelado na publicação, foi encontrado pelos combatentes talibãs. Além de Danish, um oficial do Afeganistão também foi morto.

O caso ainda possui muitas lacunas e segue em investigação, como revelou um comunicado escrito pelo presidente da Reuters, Michael Friedenberg, e pela editora-chefe, Alessandra Galloni:

"Estamos buscando mais informações, trabalhando com as autoridades da região", afirmaram em nota.
guerra morte notícias Afeganistão fotógrafo conflitos Danish Siddiqui

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro