Um osso que pertencia a um "Chucarosaurus Diripienda" - Divulgação/Nicolas Chimento/Museo Argentino de Ciencias Naturales
Fóssil

Fóssil de dinossauro com 30 metros de comprimento é encontrado por argentinos

O fóssil ainda conta com 50 toneladas e é considerado um dos maiores da história

Redação Publicado em 18/05/2023, às 16h58

Um fóssil de dinossauro com 30 metros de comprimento e 50 toneladas teve seus restos descobertos por paleontólogos argentinos. A descoberta, apresentada nesta quinta-feira, 18, segundo a CNN Brasil, se trata de uma nova espécie gigantesca de dinossauro herbívoro de pescoço longo na região da Patagônia, e está sendo considerado um dos maiores fósseis já encontrados

O achado aconteceu na Reserva Natural Pueblo Blanco, e foi realizada por cientistas pela primeira vez em 2018. Os ossos do dinossauro eram tão grandes que a van que os carregava para um laboratório de Buenos Aires tombou. 

De acordo com Nicolás Chimento, paleontólogo, os cientistas decidiram colocar o nome do fóssil de “Chucarosaurus diripienda”, que tem como significado ‘cozido’ e ‘mexido’, pelo fato dele ter rolado e sobrevivido ao acidente. 

O fóssil 

O C. diripienda teria vivido no período Cretáceo Superior ao lado de predadores, peixes e tartarugas marinhas, e está sendo considerado o maior dinossauro já descoberto na montanhosa província do Rio Negro. 

Conforme relatado pelos cientistas, somente o osso do fêmur do dinossauro mede 1,90 metro, e teve que ser dividido em três partes, com cada uma delas pesando mais de 100 quilos, e exigiu, pelo menos, três pessoas para levantá-lo. 

Vale destacar que, a Patagônia, foi a região que abrigou os maiores dinossauros herbívoros do mundo, como, por exemplo, o colossal Patagotitan mayorum. 

descoberta Argentina fóssil dinossauro paleontólogos Gigante maior fóssil

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro