Fenômeno astronômico é um dos poucos raros eventos que podemos observar do Brasil; entenda o que é e como ver!
Éric Moreira Publicado em 23/04/2024, às 08h25
Após um eclipse solar que não pôde ser visto no Brasil, agora nós, brasileiros, poderemos desfrutar de um outro fenômeno astronômico na noite desta terça-feira, 23: a "Lua Cheia Rosa". Ela poderá ser vista de todo o Brasil, e ocorre apenas hoje.
+ NASA pretende instalar detector de abalos sísmicos na Lua em 2026
Apesar do nome, infelizmente não será possível observar uma grande lua cor de rosa no céu. Isso porque o nome "rosa" foi atribuído por nativos dos Estados Unidos, considerando que é nesta época do ano — primavera no Hemisfério Norte — que a flor desabrocha.
Por fim, vale mencionar que o fenômeno não depende de nenhum equipamento especial para que possa ser visto. Segundo o g1, basta olhar para o céu quando nosso satélite natural surgir no horizonte, o que deve ocorrer por volta das 17h32 hoje, e poderá ser observado de qualquer região do Brasil.
+ Nasa desenvolverá novo sistema de referência de tempo na Lua
Conforme apurado anteriormente pela equipe Aventuras na História, a "Lua Cheia Rosa" também pode, dentro do calendário cristão, ser chamada de "Lua Pascal". Isso porque é a partir dela que se pode calcular a data da Páscoa — que é celebrada no primeiro domingo após a aparição da primeira lua cheia da primavera.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro