Nave SpaceX Crew-1 foi lançada no espaço em novembro de 2020
Redação Publicado em 02/08/2022, às 17h06 - Atualizado às 17h07
Um fazendeiro australiano se surpreendeu ao encontrar o que pode ser um pedaço de lixo espacial da nave SpaceX Crew-1, empresa do bilionário Elon Musk, em sua propriedade no sul do estado de Nova Gales do Sul.
A família do agricultor Mick Miners foi capaz de ouvir um estrondo vindo de um pasto de ovelhas na fazenda, situada nas proximidades de Jindabyne, nas Montanhas Nevadas, quando o material atingiu o solo com velocidade estimada de 25 mil km/h.
Além do criador de ovelhas, o vizinho dele, Jock Wallace, também relatou ter encontrado objetos estranhos na propriedade. Foram três partes de lixo especial achadas na região entre 14 e 25 de julho.
"Eu não sabia o que pensar, não tinha ideia do que era", revelou Miners à emissora.
Após uma inspeção, o astrofísico da Universidade Nacional Australiana, Brad Tucker, foi acionado para avaliar o material que é, de acordo com ele, "definitivamente lixo espacial que fazia parte do tronco SpaceX Crew-1", segundo relatou à rede ABC.
O especialista afirmou ainda que é possível que esse seja o maior pedaço de detritos espaciais conhecido já encontrado na Austrália desde o retorno da estação espacial Skylab da Nasa à Terra, acima da cidade de Esperance, em 1979.
Segundo o Tilt, do UOL, a ASA (Agência Espacial Australiana) está investigando o caso, atuando com os Estados Unidos para entender a origem dos objetos e a quem de fato pertencem.
"A agência está trabalhando ativamente para apoiar a identificação formal dos objetos e está em contato com nossos colegas nos EUA, bem como outros integrantes da comunidade e autoridades locais", informou um porta-voz ao The Guardian.
+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir!
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro