Os dois microcomputadores Q1, da década de 1970, foram encontrados por faxineiros no Reino Unido; agora existem três conhecidos no mundo
Éric Moreira Publicado em 20/02/2024, às 11h30
Recentemente, dois microcomputadores Q1, considerados amplamente como os primeiros computadores desktop com microchip único no mundo, foram encontrados por faxineiros durante um serviço no Reino Unido. Com o achado das duas máquinas, agora são três unidades sobreviventes deste aparelho conhecidas no mundo.
A descoberta foi feita por funcionários da empresa de limpeza Just Clear, enterrados sob várias caixas. Segundo Brendan O'Shea, fundador da Just Clear, em email à WordsSideKick.com, esses modelos foram utilizados pela última vez em meados da década de 1970, por uma empresa de perfuração de petróleo; o outro modelo conhecido provavelmente está em algum lugar da Escandinávia.
Imediatamente após o achado, os funcionários de limpeza não faziam ideia do que haviam encontrado. Então, O'Shea consultou um especialista, este que lhes informou que os dispositivos eram os primeiros computadores desktop completamente integrados, alimentados por um microprocessador de chip único, do mundo.
+ Conheça 5 fatos sobre Alan Turing, o gênio torturado que inventou a computação
Segundo o Live Science, o Q1 foi fabricado em 1972 pela American Q1 Corporation. Com um design laranja e preto, e uma tela de plasma, o computador industrial é considerado o precursor do computador desktop que temos hoje. Para a computação, ele foi um importante marco pois, antes dele, os computadores eram equipados com microprocessadores multichip; o Q1, porém, era alimentado por um único chip, o Intel 8008.
Não haveria PCs, nem Macs, nem telefones Apple ou Android sem a Q1 Corporation", conta Paul Neve, professor de computação na Universidade de Kingston, no Reino Unido, em comunicado. "Os primeiros pioneiros nas décadas de 1970 e 1980 lançaram as bases para o dispositivo 'tudo' de hoje — o computador moderno, que é tão onipresente na vida cotidiana."
+ Qual é a 'data de início' da Máquina de Anticítera, o primeiro computador da História?
Após a descoberta, vale mencionar, os dois computadores foram exibidos temporariamente em uma exposição na Universidade de Kingston, ao lado de outros dispositivos considerados fundamentais para a história da computação. Agora, os aparelhos ainda podem ser leiloados, a não ser que um museu ou colecionador os compre de forma privada.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro