Imagem ilustrativa - Imagem de Andreas Riedelmeier por Pixabay
Pizzaria

Famosa pizzaria italiana é investigada por suspeita de ligação com a máfia

Estabelecimento fundado por pizzaiolo que serviu Bill Clinton é alvo de operação policial que investiga possível envolvimento com a máfia

Redação Publicado em 15/05/2024, às 12h43

Uma famosa pizzaria localizada em Nápoles está sendo alvo de uma operação policial em uma investigação relacionada à máfia.

A Dal Presidente, como é chamado o estabelecimento, foi fundada em 2001 pelo falecido Ernesto Cacialli, que ficou conhecido como o "pizzaiolo do presidente" depois de ter preparado uma pizza portafoglio, ou "pizza de carteira", para Bill Clinton no Di Matteo durante a visita do ex-presidente dos EUA a Nápoles para o G7 em 1994.

Segundo informações do The Guardian, o atual proprietário do Dal Presidente está entre as cinco pessoas detidas sob suspeita de vínculos com o clã Contini da Camorra.

Clã Contini

A compra da pizzaria pelo atual proprietário teria sido financiada com o pizzo, ou dinheiro de proteção, proveniente de um membro do clã Contini. O mafioso suspeito também teria influenciado nas operações do estabelecimento, desde a produção até a escolha dos ingredientes utilizados na massa.

O confisco da pizzaria surpreendeu alguns clientes regulares, embora já houvesse rumores sobre atividades suspeitas associadas ao estabelecimento.

Três dos suspeitos foram detidos, enquanto dois foram colocados em prisão domiciliar. Todos enfrentam acusações de transferência fraudulenta de ativos e lavagem de dinheiro.

presidente Bill Clinton Nápoles máfia pizzaria

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro