Espécie listada como Criticamente Ameaçada de Extinção só havia sido vista pela última vez em 1981
Fabio Previdelli Publicado em 08/11/2023, às 14h08
Após 42 anos, um lagarto que pensava-se estar extinto foi encontrado na Austrália. Em abril deste ano, pesquisadores do Museu de Queensland e especialistas da Universidade James Cook decidiram ir em busca do lagarto listrado das pastagens de Lyon, que foi avistado pela última vez em 1981.
Para isso, o grupo de pesquisadores montou armadilhas em uma área de 5 quilômetros quadrados de terras na região de Mount Surprise, onde pretendiam encontrar o lagarto listrado das pastagens de Lyon e outras duas espécies. "Esses lagartos são difíceis de encontrar e raramente vistos", apontou Andrew Amey, do Museu de Queensland.
+ O mamute que teve a carne ‘ressuscitada’ para a produção de almôndega pré-histórica
"Eles fazem parte de um grande grupo de lagartos do gênero Lerista, que só são encontrados na Austrália e se adaptaram a solos arenosos", prosseguiu. "Isso mostra que partes da Austrália, como pastagens e florestas abertas onde o gado pasta, ainda podem abrigar uma biodiversidade importante".
Andrew ainda relatou que encontrar o lagarto que pensava-se estar extinto foi um momento emocionante: "Encontrar o lagarto listrado das pastagens de Lyon foi uma descoberta incrível".
Segundo o Daily Mail, a espécie foi listada como Criticamente Ameaçada de Extinção pelos governos de Queensland e da Austrália. O lagarto listrado das pastagens de Lyon se torna vulnerável devido a eventos prejudiciais, como incêndios florestais, secas, doenças e ervas daninhas invasoras.
Andrew Amey apontou que esses lagartos têm um papel importante a desempenhar nos ecossistemas. "Precisamos saber se estes lagartos têm populações saudáveis ou se estão em declínio. Não podemos tomar medidas eficazes para protegê-los se não soubermos onde ocorrem e quais as ameaças que os afetam".
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro