Exposição ocupa o Edifício 7 de Abril, projetado pelo icônico Escritório Técnico Ramos de Azevedo & Severo
Redação Publicado em 05/09/2022, às 11h00
Para a 11ª edição do Design Weekend SP, festival urbano que promove a Semana de Design em São Paulo, a Refúgio Design, em parceria com o Projeto Kuradoria 177, ocupa o Edifício 7 de Abril, projetado pelo icônico Escritório Técnico Ramos de Azevedo & Severo, e apresenta a Exposição Gabinete Sete, de 05 a 20 de setembro, na Rua Basílio da Gama 177, República, São Paulo.
Em sinergia com o Projeto Kura, agente transformador cultural idealizado pelo produtor Kauê Fuoco, a Refúgio Design ocupa o Saguão Principal do histórico Edifício 7 de Abril, antiga sede da Companhia Telefônica Brasileira (CTB), estatal que operava serviços de telefonia fixa no estado de São Paulo, cuja edificação abrigou a história das telecomunicações por 71 anos, de 1939 a 2010.
A intervenção tem como premissa a valorização da zona central de São Paulo, região que abriga importantes instituições dedicadas à preservação da memória e patrimônio culturais, como o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca, o Theatro Municipal, entre outros. Além das atrações turísticas, o centro reúne edifícios assinados por mestres da arquitetura, cujos espaços têm atraído galerias de arte, estúdios de design, restaurantes e bares premiados.
Emblemático, o Edifício 7 de Abril foi projetado pelo Escritório Técnico Ramos de Azevedo & Severo Villares, considerado o maior e mais moderno escritório de arquitetura da cidade de São Paulo, entre a última década do século XIX e as três primeiras décadas do século XX.
Criado pelo célebre engenheiro, arquiteto e educador Ramos de Azevedo, o icônico escritório construiu inúmeros marcos arquitetônicos da cidade, como o Theatro Municipal de São Paulo e o Mercado Municipal de São Paulo. Falecido em 1928, Ramos de Azevedo participou da fundação da Escola Politécnica e foi diretor do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
Devido à importância de sua obra para a cidade de São Paulo, foi erguido o Monumento a Ramos de Azevedo, em frente ao prédio do Liceu, na Avenida Tiradentes, posteriormente transportado para o campus da Universidade de São Paulo, na Praça Ramos de Azevedo, em frente à Escola Politécnica que ajudou a criar.
Em processo de retrofit para revitalizar a antiga construção, o Refúgio Design apropria-se do canteiro de obras para criar um espaço imersivo e expositivo, com cenografia e instalações de design e arte.
Ao reaproveitar as condições atuais do Edifício 7 de Abril, onde a ação indelével do tempo se destaca, a ocupação preserva a relevância histórica do espaço ao incorporar e reutilizar de forma criativa os equipamentos corporativos deixados pela extinta empresa, como o mobiliário vintage, além do maquinário secular e os antigos cabos de telefonia.
O coletivo Gabinete Sete, iniciativa do Refúgio Design criado especialmente para a edição do DW!, acrescenta novas vertentes da arte, do design e da arquitetura. O projeto reúne artistas, designers, artesãos, arquitetos, curadores e ativistas.
O Refúgio Design é uma plataforma colaborativa que estimula a Economia Criativa ao promover designers independentes, incentivar o consumo consciente e a produção sustentável, de forma ambiental e social. Com o propósito de democratizar o acesso ao design autoral, o coletivo abre espaço para conectar criativos e fabricantes, incentivar o intercâmbio de ideias e conhecimentos, capacitar novos talentos, gerar oportunidades e negócios sustentáveis.
Em seu manifesto “Antes de repensar o futuro, é preciso entender o passado e transformar o presente”, o Gabinete Sete propõe reflexões sobre o processo de deterioração e sucateamento de patrimônios históricos brasileiros que, esquecidos pelo poder público, contam com esforços de outras frentes para não serem completamente perdidos; entre outras aspirações, organiza ações que visam solucionar questões sociais e urbanísticas da região central da cidade de São Paulo.
Para ocupar o Edifício 7 de Abril, foram convidados 19 artistas, designers e marcas criativas: Bia Rezende, Fernanda Romão, Frida Harari Sitton, Gabriel Freitas, Giovana Belinello + Rosângela Ferraz, Juliana Freire + Emilliano Freitas, Luis Bueno, Mundano, Nanda Vilas, Raphael Manfré + Renata Moura, Stefano Gadotti, Tatiana Barthmann + Promex, Victor Correa - VCArtwork, Vítor Ballan + Vivi Rosa. Os criativos apresentarão trabalhos, instalações artísticas e soluções sustentáveis, derivadas de materiais recicláveis e/ou reaproveitados.
Durante o evento, será realizada a exposição “REFÚGIO DESIGN APRESENTA: GABINETE SETE”, um resgate à pedra fundamental da história dos museus e galerias de arte na forma que os conhecemos hoje: os Gabinetes de Curiosidades. Considerados antecessores dos museus, os gabinetes reuniam curiosidades e objetos raros durante o período do Renascimento, na Europa do século XIV.
Em um processo reflexivo sobre o tempo e o espaço, a exposição convida o público a exercitar a imaginação para responder à pergunta: “Como seria um Gabinete de Curiosidades dos anos 2022, inserido em uma metrópole tão estimulante como São Paulo?”
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro