A explosão dos raios gama foi relatada como uma das mais brilhante já vista no espaço
Redação Publicado em 29/03/2023, às 14h45
Recentemente, por meio do auxílio dos satélites da agência espacial dos Estados Unidos, a NASA, foi detectado no espaço uma explosão de raios gama que é considerada a mais brilhante já vista.
Segundo os dados apurados pela BBC e repercutidos pelo G1, a explosão teria ocorrido há aproximadamente dois bilhões de anos-luz da Terra, e chegou a iluminar grande parte da galáxia.
No Reino Unido, especialistas da Universidade de Leicester, dizem que esses raios foram cerca de dez vezes mais brilhante do que outros raios detectados anteriormente. O evento foi relatado no dia 9 de outubro do ano passado.
Batizada oficialmente de GRB 221009A, a explosão recebeu o apelido de “Brightest Of All Time” (BOAT). A nomeação veio de trabalhadores da missão Swift.
Além disso, Phil Evans, um dos astrônomos especializado em raios X que lidera o projeto dentro da universidade, disse que ver a explosão "foi muita sorte".
Estimamos que eventos tão brilhantes ocorram aproximadamente uma vez a cada mil anos. Ao estudar a evolução deste GRB incrivelmente brilhante em detalhes, podemos aprender muito sobre a física de uma onda de choque", comentou Phil na ocasião.
Segundo dados da Universidade de Leicester, as explosões de raios gama são consideradas as mais violentas do Universo.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro