Czeslaw Kukuczka morreu ao tentar atravessar Muro de Berlim em 1974 - Wikimedia Commons via Noir; Wikimedia Commons via Domínio Público
Alemanha

Ex-agente da Stasi é condenado a 10 anos por assassinato cometido em 1974

Martin Naumann, ex-agente da Stasi, foi condenado a 10 anos pela morte de Czeslaw Kukuczka, um polonês que tentou fugir para o Ocidente em 1974

Redação Publicado em 14/10/2024, às 12h00

Nesta segunda-feira, 11, Martin Naumann, ex-agente da Stasi, foi condenado a 10 anos de prisão por assassinar Czeslaw Kukuczka, um polonês que tentou fugir para o Ocidente em 1974.

Segundo a AFP, Naumann, agora com 80 anos, é o primeiro ex-integrante da polícia secreta da Alemanha Oriental a receber uma sentença por assassinato, quase 35 anos após a queda do Muro de Berlim.

A Stasi, abreviação de Ministerium für Staatssicherheit (Ministério da Segurança do Estado), era responsável por reprimir dissidentes e manter o controle interno durante o regime comunista, utilizando métodos brutais, como assassinatos e prisões arbitrárias.

Kukuczka foi morto com tiros pelas costas enquanto tentava atravessar o posto fronteiriço da Friedrichstrasse, conhecido como "palácio das lágrimas". Três testemunhas que presenciaram o crime foram ouvidas no julgamento. A defesa de Naumann alegou falta de provas de sua autoria e contestou a acusação de assassinato, repercute a AFP.

Condenação simbólica

Apesar de simbólica, uma vez que ocorre quase 50 anos após o crime, a condenação representa um esforço da Alemanha em lidar com os crimes do regime comunista

Estima-se que 140 pessoas morreram tentando cruzar o Muro de Berlim. No entanto, investigações anteriores envolvendo a Stasi nos anos 1990 resultaram em poucas condenações e sentenças brandas.

As tentativas de julgar Erich Mielke, que chefiou a Stasi de 1957 a 1989, por exemplo, falharam repetidamente. Apenas em 1993 ele foi condenado a seis anos de prisão pelo assassinato de dois policiais em 1931, quando ainda era um jovem militante comunista.

Alemanha Berlim Polônia Muro de Berlim Alemanha Oriental Stasi regime comunista Martin Naumann Czeslaw Kukuczka

Leia também

Suécia: Paludan vai a julgamento por queima de cópias do Alcorão


'The Big Bang Theory': Sheldon Cooper estará no novo spin-off?


Confira vídeo de partida de futebol realizada há 127 anos que viralizou nas redes


Rei Charles III inicia primeira visita à Oceania em meio à luta contra o câncer


Em documentário recente, assassina de Selena Quintanilla quebra o silêncio


Diddy: Defesa faz acordo com promotoria para caso ser investigado em sigilo