O artefato data do século 8 e contém 25 linhas escritas em telugu arcaico
Isabela Barreiros Publicado em 01/09/2020, às 15h08
Uma estudante de arqueologia foi responsável por identificar uma descoberta impressionante para a história da Índia. Vasudeva Reddy, aluna da Universidade Yogi Vemana, descobriu nesta semana uma inscrição muito antiga e rara na vila indiana de Chinnadudyala, localizada no distrito de Kadapa.
Os pesquisadores que analisaram o achado concluíram que ele deve possuir pelo menos 1200 anos de idade, datando do século 8 d.C. Naquele período, a região estava sendo dominada pelo líder da dinastia Chola, Chola Maharaja de Renadu.
“A inscrição parece lançar luz sobre o registro de uma doação de seis Marttus [uma unidade de medida] de terra dada a uma pessoa Sidyamayu, um dos brâmanes que servia no templo na vila de Piduula”, explicou Ramabrahmam Vellore, arqueólogo da Universidade Yogi Vemana.
A inscrição contém 25 linhas escritas em uma língua muito antiga: o télugo arcaico e continha uma mensagem de cunho moral para as pessoas que habitavam o local.
“Diz que as pessoas que salvaguardam esta inscrição para as gerações futuras adquirirão o status de reger Aswamedha Yaga e aqueles que a destruírem incorrerão em pecado equivalente a causar uma morte em Varanasi”, disse Vellore.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro