Estruturas cerimoniais pertencentes à cultura Moche e ao Período Inicial foram desenterradas por arqueólogos no Cerro Las Ánimas, no Peru
Giovanna Gomes Publicado em 08/07/2024, às 12h10
Duas estruturas cerimoniais foram desenterradas por arqueólogos no Cerro Las Ánimas, no Peru, datadas da cultura Moche (600-700 d.C.) e do Período Inicial (600-700 d.C.). As novidades foram divulgadas pela Agência de Notícias de Chiclayo.
Na primeira área de escavação, a base de uma estrutura escalonada do período Moche foi encontrada. O local seria possivelmente um centro de adoração enterrado sob a areia. Segundo os pesquisadores, a forma cruzada da estrutura é semelhante à huaca Moche em Trujillo, utilizada para rituais.
Na base da huaca (como é chamado o local de adoração das divindades andinas), foi descoberto o esqueleto de uma criança entre 4 e 10 anos, que teria sido possivelmente vítima de sacrifício humano ou mesmo de doença, conforme hipóteses preliminares.
Foram desenterrados também elementos de um complexo arquitetônico com mais de 5 mil anos, incluindo pisos e paredes de adobe decorados.
De acordo com o portal Galileu, uma estrutura central com escadaria leva a uma área de palco polida, sugerindo uso cerimonial. No fundo da área do palco, foram encontradas duas lajes, uma intacta e outra danificada por saqueadores.
Luis Armando Muro Ynoñán, diretor do projeto Úcupe - Paisagens Culturais do Vale de Zaña, acredita que a estrutura de "teatro" do Período Formativo Inicial era usada para cerimônias rituais. Segundo ele, as imagens antropomórficas em alto relevo presentes no local demonstram uma rica cultura mitológica e simbólica.
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório