'Justiça foi feita', declarou o presidente Joe Biden sobre a morte de Ayman al-Zawahiri na última segunda-feira, 1°
Redação Publicado em 02/08/2022, às 09h26
O presidente dos EUA, Joe Biden, confirmou na última segunda-feira, 1, a morte de Ayman al-Zawahiri, líder e um dos fundadores da organização terrorista Al-Qaeda. O ocorrido se deu durante operação da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) em Cabul, no Afeganistão, no sábado, 30.
De acordo com informações do G1, o egípcio al-Zawahiri foi um dos responsáveis por liderar os ataques de 11 de Setembro de 2001, nos EUA, e, após a execução de Osama Bin Laden por parte das tropas americanas, passou a ocupar a posição de líder da Al-Qaeda.
"Por décadas [al-Zawahiri] foi um mentor contra os norte-americanos", disse Joe Biden durante comunicado ao vivo. "[Ele deixou uma] trilha de assassinatos e violência contra os cidadãos dos EUA."
O presidente americano afirmou na ocasião que a CIA localizou o paradeiro do egípcio em janeiro deste ano e que, na semana passada, deu a autorização para o ataque. Segundo ele, a missão foi planejada a fim de evitar que outras pessoas fossem atingidas. "Nenhum membro da família [de Al-Zawahiri] foi ferido", disse o chefe de Estado.
De acordo com a fonte, Biden aproveitou o discurso para enfatizar que os EUA continuarão atuando em suas missões antiterrorismo e que o país "nunca desistirá" de lutar contra o problema.
"Nesta noite, deixamos claro mais uma vez que, não importa quanto tempo leve, não importa onde se esconda, se você for uma ameaça para o nosso povo, os EUA irão te encontrar e te matar", disse Biden.
Em comunicado, o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, confirmou a ocorrência de um ataque americano no último sábado. Conforme informou o UOL, ele fez críticas à operação, que classificou como uma violação aos "princípios internacionais".
+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir!
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro