Uma curiosa forma luminosa em espiral foi vista por noruegueses e islandeses neste início de março, causando surpresa; entenda!
Redação Publicado em 13/03/2024, às 10h16
Uma curiosa espiral azul apareceu no céu noturno da Islândia e da Noruega, onde geralmente costuma aparecer a famosa Aurora Boreal. Dessa vez, porém, o fenômeno tem uma explicação bem mais mundana.
Conforme repercutido pelo Daily Mail, a espiral foi causada pela SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. Um dos foguetes dela liberou na atmosfera terrestre o excesso de combustível enquanto fazia uma descida de volta à Terra.
O líquido então congelou, solidificando neste formato curioso que, após ser iluminado pelos raios solares, brilhou em azul. Em entrevista ao Space Weather, a fotógrafa Bettina Begtoft, que registrou o fenômeno no último dia 5 de março, contou sobre a experiência:
Percebi isso às 2h02, horário local. A olho nu parecia branco, mas a minha câmara Nikon D750 revelou a bela cor azul", disse ela.
Vale apontar, aliás, que é não é a primeira vez que isso acontece: o mesmo fenômeno já ocorreu em junho de 2022.
Em ambas as ocasiões, essa e a anterior, o avistamento da espiral azulada levou moradores da Noruega e Islândia a se perguntarem se o que viam tinha alguma origem sobrenatural.
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório