A espada encontrada do século 6 - Prof. Alice Roberts
Arqueologia

Espada anglo-saxônica do século 6 é encontrada: 'Realmente incrível'

Descoberta de espada anglo-saxônica do século 6 em Kent surpreende arqueólogos; artefato revela segredos da Idade das Trevas

Redação Publicado em 26/12/2024, às 16h00

Uma espada excepcional do século 6 foi descoberta em um cemitério anglo-saxão localizado na zona rural de Kent, na Inglaterra, surpreendendo a comunidade arqueológica.

O artefato apresenta um estado de conservação admirável, sendo comparado à famosa espada encontrada em Sutton Hoo, uma sepultura anglo-saxônica em Suffolk. A espada conta com um punho adornado em prata e ouro, exibindo um padrão decorativo elaborado.

A lâmina exibe inscrições rúnicas, e até mesmo partes da bainha de couro e madeira, bem como o pelo de castor que a revestia, foram preservadas. Um anel está preso ao pomo da espada, possivelmente simbolizando um juramento a um rei ou a uma figura de alto status.

Sítio de descobertas

Essa espada é apenas uma das várias descobertas impressionantes realizadas em um cemitério medieval inicial próximo a Canterbury. O local exato não está sendo divulgado, pois novas escavações estão programadas para ocorrer.

Até o momento, doze sepultamentos foram escavados, e estima-se que existam cerca de 200 outros, cujos estudos levarão anos. Esses sepultamentos datam dos séculos 5 e 6, repercute o The Guardian.

Duncan Sayer, arqueólogo principal e professor de arqueologia na Universidade de Central Lancashire, afirmou ao Guardian: "Estamos mantendo o nome do local em segredo. É um cemitério muito rico. Seria uma verdadeira tragédia se ele se tornasse amplamente conhecido antes de termos realizado as escavações completas".

Sobre a espada, Sayer comentou: "É realmente incrível, está entre as espadas mais notáveis, um objeto de elite de todas as formas, o que é maravilhoso. Rivaliza com as espadas encontradas em Dover e Sutton Hoo."

Junto à espada foi encontrado um pingente de ouro, decorado com a imagem de uma serpente ou dragão. Por serem usados por mulheres de alta posição social, acredita-se que o pingente tenha sido um tesouro herdado de uma parente ou ancestral feminino.

Todas as sepulturas masculinas continham armas como lanças e escudos, enquanto os túmulos femininos apresentavam facas, além de broches e fivelas, entre outros itens.

Leia também: Espada viking do século 10 é encontrada em rio na Polônia

Inglaterra notícias arqueologia Kent espada Sítio Arqueológico século 6

Leia também

Vila de Natal é atingida por grave incêndio em Nova York


A caça ao tesouro em Minas Gerais que terminou com depredação de patrimônio


Como abraço em torcedora criou problema sério para jogador de futebol iraniano?


Fósseis de dinossauro encontrados no Maranhão em 2021 revelam espécie inédita


Chaves e Chapolin foram alvos do Ministério da Justiça por cenas inadequadas


"Tremembé": série retratará rotina de assassinos famosos no cárcere