Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ zapCulture
Educação

Escola Comum abre processo seletivo para curso gratuito

Com 80 vagas disponíveis, o curso tem duração de oito meses e aborda direito, sociologia, história, economia e políticas públicas

Pamela Malva Publicado em 02/02/2022, às 17h00

Fundada em 2016, a Escola Comum tem o objetivo de formar cidadãos, a fim de “construir um Brasil sustentável, mais justo, diverso, desenvolvido e democrático”. Pensando nisso, a instituição abriu, em 19 de janeiro, o mais novo processo seletivo para seu curso gratuito de formação política e cidadã, que contará com 80 vagas.

Destinado a jovens entre 16 e 19 anos, o curso será divido em em quatro módulos: Direito e Democracia, Laboratório de Políticas Públicas, Economia e Sustentabilidade e, por fim, Desafios Contemporâneos. Todos, de acordo com a instituição, foram desenvolvidos “a partir de uma metodologia pedagógica própria”.

Nesse sentido, a Escola Comum buscou criar um currículo com “competências fundamentais para a formação de lideranças jovens que compreendam os desafios brasileiros e suas complexidades”. Os quatro módulos, então, serão distribuídos entre março e dezembro de 2022, com as aulas sendo iniciadas em 05 de março.

Módulos do curso de 2022 da Escola Comum / Crédito: Divulgação/ Escola Comum

 

Inscrições e critérios

Jovens de todas as regiões do Brasil podem se inscrever para o curso, já que as aulas serão presenciais para habitantes da Região Metropolitana de São Paulo, e virtuais para os alunos de outros estados — todas, no entanto, com a mesma grade curricular. Dessa forma, conexão regular à internet também é um critério da seleção para o curso.

É importante, no entanto, que os jovens interessados na oportunidade estejam estudando, ou tenham concluído o Ensino Médio — ou equivalente — na rede pública de educação. Ainda mais, segundo a Escola Comum, o curso é destinado apenas para jovens cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos (R$3.300) por mês.

Turmas disponíveis no curso / Crédito: Divulgação/ Escola Comum

 

Com inscrições abertas até 11 de fevereiro, o processo seletivo deve ocorrer em duas etapas. Uma vez aprovados na primeira fase, em uma análise do Comitê Avaliador, os selecionados passarão por entrevistas (entre 18 e 23 de fevereiro). A divulgação dos resultados, então, ocorrerá no dia 25 de fevereiro, no site da Escola Comum.


Se você tem interesse em participar do processo seletivo para o curso gratuito da Escola Comum de 2022, pode realizar sua inscrição clicando aqui! Caso surjam mais dúvidas, escreva para info@escolacomum.org ou envie um WhatsApp para (11) 97443-3728.

Democracia notícia educação cidadania Escola Comum Curso Curso Gratuito

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro