O músico Eric Clapton - Getty Images
Entretenimento

Eric Clapton relaciona vacina com ‘hipnose em massa’

O músico fez outra declaração negacionista sobre a imunização contra a Covid-19, sem comprovação científica

Isabela Barreiros Publicado em 25/01/2022, às 08h45

O músico Eric Clapton, conhecido por seus posicionamentos negacionistas, voltou a repercutir uma fake news antivacina ao afirmar que os imunizantes fariam com que pessoas ficassem sob o efeito de uma “hipnose / psicose de formação em massa".

A declaração foi feita na última sexta-feira, 21, durante uma entrevista com Dave Spuria para o canal do Youtube "The real Music Observer", que foi repercutida pelo jornal britânico Daily Mail.

"Seja qual for o memorando, não chegou até mim. Então comecei a perceber que havia realmente um memorando, e um cara, Mattias Desmet [professor de psicologia clínica na Universidade de Ghent, na Bélgica], falou sobre isso. E é ótimo. A teoria da hipnose de formação de massa. E eu pude ver isso então. Assim que comecei a procurar, vi em todos os lugares", disse.

"Então me lembrei de ver pequenas coisas no Youtube que eram como publicidade subliminar. Já estava acontecendo há muito tempo: aquela coisa de 'você não terá nada e será feliz'. 'E eu pensei: 'O que isso significa? E, pouco a pouco, montei uma espécie de quebra-cabeça. E isso me deixou ainda mais resoluto", afirmou.

A teoria de que pode acontecer uma “hipnose de massa” em quem foi vacinado contra o novo coronavírus e de que existam mensagens subliminares na publicidade para que as pessoas recebam imunizantes é desacreditada pela ciência. O termo não é sequer reconhecido entre pesquisadores da área da psicologia.

Ouvido pela agência de notícias Reuters, o professor Chris Cocking, da Universidade de Brighton, no Reino Unido, afirmou que não existem evidências para o “fenômeno” apontado por Clapton e outros negacionistas.

“A ideia de que as multidões estão sob uma psicose em massa, o que significa que elas não são mais responsáveis por suas ações, é um mito total que não é apoiado por nenhuma evidência confiável”, explicou.
História pandemia notícia Negacionismo Eric Clapton covid-19 antivacina vacinação

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro