Máscara funerária e tomografia computadorizada realizada em 2021 - Divulgação/S. Saleem and Z. Hawass
Arqueologia

Equipe liderada por brasileiro reconstitui rosto de faraó egípcio

Rosto do faraó Amenófis I, que originou o Vale dos Reis, foi reconstituído por equipe liderada pelo designer 3D brasileiro Cícero Moraes; confira imagens!

Giovanna Gomes Publicado em 28/09/2024, às 14h00

Uma equipe de pesquisadores liderada pelo designer 3D brasileiro Cícero Moraes conseguiu reconstituir o rosto de Amenófis I, faraó da 18ª Dinastia do Egito, que governou há cerca de 3,5 mil anos. A aproximação facial forense foi baseada em dados de tomografias computadorizadas realizadas em 2021, que “desembrulharam” digitalmente a múmia do faraó sem danificar o corpo preservado.

O estudo inicial estimou que Amenófis I teria morrido aos 35 anos. Ele tinha 1,68 metros de altura, dentes bem preservados e cabelo cacheado. Usando esses dados, a equipe de Moraes reconstruiu o rosto do faraó com a ajuda de softwares de modelagem, criando imagens que variam de versões mais objetivas a representações artísticas. As informações são do portal Galileu.

Reconstituição feita pela equipe de Cícero Moraes / Crédito: Divulgação/Cícero Moraes

 

Pequenas diferenças

Segundo Moraes, as estátuas antigas de Amenófis I apresentam algumas diferenças em relação à reconstituição digital, como um queixo mais projetado e uma glabela mais graciosa, mas são compatíveis com a área do nariz.

A equipe acredita que a nova reconstituição pode ser mais precisa, já que leva em conta detalhes anatômicos frequentemente omitidos em obras de arte, como o retrognatismo. O resultado do estudo deve ser publicado futuramente após uma revisão científica.

Amenófis I, filho de Ahmose I e Ahmose-Nefertari, foi um governante importante que liderou campanhas de expansão e promoveu construções monumentais, tendo sido um dos criadores do Vale dos Reis.

Faraó Cícero Moraes rosto amenófis i estátuas antigas

Leia também

Boneca gigante assusta moradores de vila inglesa


Existe um túnel na mansão de Diddy? Rumor não é atual


Arqueólogos descobrem túmulo medieval com "vampiros" na Polônia


Trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão em navio


Em novo processo, Diddy é acusado de ter drogado, abusado e engravidado mulher


Filho de Mohamed Al-Fayed comenta acusações contra o pai