Enorme mosaico romano descoberto na Turquia - Divulgação/Sercan Küçükşahin para Anadolu Ajansı
Arqueologia

Enorme mosaico romano é descoberto sob chão de vila na Turquia

A obra recém-descoberta já é considerada o maior mosaico de piso descoberto na região da Anatólia Central, na Turquia; confira!

Redação Publicado em 04/12/2023, às 09h20 - Atualizado em 06/12/2023, às 17h43

Em 2010, arqueólogos escavaram na cidade de Kayseri, na Turquia, vestígios do que no passado foi uma grandiosa residência romana, com um piso de mosaico ornamentado. No entanto, os trabalhos de escavação foram interrompidos e, só em 2020, foram finalmente retomados.

Conduzida por uma equipe da Universidade Nevşehir Haci Bektaş Veli, na Turquia, as escavações revelaram, nos últimos três anos, não só uma residência como uma vasta vila com 33 quartos e quase 600 metros quadrados, o que sugere que a região já foi palco de uma "residência de alto nível".

Na região da Anatólia Central, que inclui a região da Capadócia, não vemos uma residência tão grande com pisos de mosaico", conta Can Erpek, diretor da escavação, em entrevista à Artnet. "Ainda não atingimos totalmente os limites desta residência."

O mosaico, avaliado como "altamente valioso", é constituído principalmente por padrões geométricos e apresenta inscrições tanto em grego quanto em latim, de acordo com a Ancient Origins. Além disso, o nome "Hyacinthus" também está escrito, o que acredita-se ser o nome do proprietário da vila.

Através de comunicado, Erpek alega que a inscrição indica que a propriedade pertencera, no passado, a um administrador de estados imperiais da região, o que seria uma descoberta inédita na região.

+ Enorme mosaico romano é descoberto em antigo complexo de vilas na Espanha

Local de escavação do antigo mosaico romano na Turquia / Crédito: Divulgação/Sercan Küçükşahin para Anadolu Ajansı

 

Construção antiga

De acordo com o All That's Interesting, a princípio, investigadores dataram o local — conhecido como Inceso — como sendo do século 5 d.C. Porém, os novos dados do estudo sugerem que parte dele pode ter sido construída ainda um século antes.

É possível dizer que a primeira fase de construção, que inicialmente pensávamos ser do século IV, remonta ao século III", afirma Erpek. "Em nossos estudos, poderemos encontrar dados que remontam a um período anterior em Roma… A estrutura continuou a ser usada durante o período bizantino. Depois, continuou a ser usado depois da chegada dos turcos à região durante o período turco-islâmico."

As escavações, por sua vez, fazem parte de um projeto de pesquisa ainda em andamento em Kayseri, que o prefeito Memduh Büyükkılıç afirma ter como objetivo "revelar essas riquezas culturais, trazê-las à tona, apresentá-las para o benefício da humanidade e sempre lembrar Kayseri positivamente em termos científicos." 

No entanto, agora a estação quente vai se aproximando do fim em Kayseri, e por isso os trabalhos arqueológicos serão temporariamente suspensos. "Chegamos ao final da temporada", conta Büyükkılıç. "Agora vamos cobrir [os mosaicos], colocá-los para dormir e acreditar que trabalharemos com ainda mais eficiência na próxima temporada… Enfatizamos mais uma vez que a Anatólia foi o berço da civilização."

Mundo História Turquia notícias arqueologia mosaico romano vila chão

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro