Vídeo que chamou bastante atenção na internet nos últimos dias mostra homem pedalando uma bicicleta de rodas quadradas; veja!
Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 18/04/2023, às 10h17 - Atualizado em 21/04/2023, às 11h46
Na última semana, um vídeo onde é possível assistir um homem construindo e pedalando em uma bicicleta com as rodas quadradas chamou bastante atenção entre internautas. A façanha foi publicada no canal do YouTube TheQ, do engenheiro ucraniano Sergii Gordieiev, que costuma publicar experimentos malucos que desenvolve.
Como repercutido pelo UOL Carros, para que o estranho veículo possa se mover, foi construído um quadrado de aço com uma engrenagem em um dos cantos. Então, o miolo dessa estrutura é ligado à moldura com varetas metálicas — que, caso a roda fosse redonda, seriam chamadas de aros.
Com correntes de biciceta e pequenas placas de metal, foi desenvolvido uma espécie de esteira, esta com a função mais importante de movimentar a bicicleta — ou seja, em vez de toda a "roda" quadrada girar, ele permanece fixa, sendo deslocada por essa esteira, de forma semelhante a como os tanques de guerra se locomovem.
A roda traseira da estranha bicicleta não possui um miolo giratório, como ocorre com as bicicletas tradicionais, e a energia dos pedais é enviada por corrente para a engrenagem no canto da roda traseira. Pedalando, então, esta manivela é também acionada, movimentando a esteira de trás. Confira vídeo de toda a façanha:
Apesar de ser impressionante a ideia desenvolvida pelo engenheiro ucraniano, o trecho do vídeo onde é realmente possível assistí-la sendo utilizada é relativamente curto, mas já mostra como ela funciona. Porém, ainda existe um elemento importante para a bicicleta que não foi mostrado: os freios. A instalação, porém, deve ficar para uma segunda parte.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro