Em escavações na Ucrânia, sepultamento de guerreiro nômade revelou a cintilante arma e outros artefatos
André Nogueira Publicado em 29/10/2019, às 08h06
A sepultura de um guerreiro nômade cita foi encontrada na Ucrânia, rendendo diversas relíquias, entre elas uma espada curta feita em ouro que, segundo os arqueólogos responsáveis, pode nos ajudar a compreender melhor essa civilização.
O enterramento ocorreu “margem esquerda do reservatório Khakhovka, perto da vila de Velyka Znamianka, em Kamianets-Dniprovsky Raion, Zaporizhzhia Oblast”, segundo o Euromaidan Press.
Liderada por Hennadiy Toshchev e Svitlana Andrukh, da Universidade Nacional de Zaporizhzhia, a escavação ocorreu em sigilo com o objetivo de preservar o material. Realizada no Monte Mamai, ao norte do Mar Negro, a escavação encontrou diversos locais de sepultamentos antigos, utilizados por milênios.
“Mais de 700 cemitérios foram encontrados durante as escavações em Mamai Hora. 400 são citas”, relatou o Archeology News Network.
Foram encontrados também restos animais e fragmentos de ânforas, evidências que se acredita ser de cerimônias de luto. Já a espada dourada foi encontrada num túmulo em um grande vasilhame cerâmico com um "esqueleto, que mais tarde foi revelado pelos antropólogos como pertencente a um jovem de 18 a 20 anos”. A bainha da arma foi encontrada conjuntamente.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro