Foto ilustrativa de nó feito em corda - Foto de Engin_Akyurt, via Pixabay
Minas Gerais

Em Minas Gerais, trabalhadores são encontrados em condições análogas à escravidão

O Ministério Público do Trabalho divulgou o ocorrido na última segunda-feira, 19; caso aconteceu no interior de Minas Gerais

Redação Publicado em 20/12/2022, às 12h10

Na zona rural de Estrela do Indaiá, em Minas Gerais, dois trabalhadores, que não tiveram as idades divulgadas, foram resgatados em situação análoga à escravidão em uma fazenda. Os resgates aconteceram em outubro, mas o Ministério Público do Trabalho (MPT-MG) só divulgou o fato na última segunda-feira, 19.

Segundo o MPT-MG, foram observados a ausência de registro na Carteira de Trabalho, de adoção de medidas de segurança de trabalho e saúde, além da falta de capacitação dos trabalhadores, de refeitório, de instalações sanitárias e deficiência no fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Dentre as outras irregularidades, foram verificados também a ausência de materiais necessários à prestação de primeiros socorros, não fornecimento de roupas de cama, inexistência de fogão nos alojamentos, como também situações precárias de conforto e instalações sanitárias.

A ação fiscal

O responsável da fazenda assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) após a ação fiscal realizada. Ele se comprometeu a realizar o registro retroativo de contrato de trabalho, abster-se de alojar os trabalhadores nos alojamentos em péssimas condições, além de pagar as verbas trabalhistas e rescisórias.

De acordo com o G1, o empresário terá que arcar com uma multa no valor de R$ 10 mil por item descumprido, caso não realize as ações acordadas e, dependendo do item descumprido, o valor da multa será de 100% sobre o saldo devedor.

Minas Gerais escravidão Polícia trabalhadores ação condições ruins

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro