O navio encontrado nos Estados Unidos, naufragou em 1902
Redação Publicado em 25/10/2022, às 17h20
No Estado de Michigan, Estados Unidos, um navio do tipo whaleback, que naufragou em 13 de outubro de 1902, foi encontrado no Lago Superior, a 56 quilômetros de Vermilion Point. Trata-se de um Barge 129, embarcação que afundou a 200 metros de profundidade.
O anúncio da descoberta foi dado dia 12 de outubro pela Sociedade Histórica de Naufrágios dos Grandes Lagos (GLSHS, na sigla em inglês). De acordo com a entidade, o navio encontrado é um Barge 129, de 89 metros, que afundou a 200 metros de profundidade.
Como repercutido pela revista Galileu, através de um Side Scan Sonar, em 2021 o navio foi encontrado com outros oito naufrágios em uma investigação da Sociedade Histórica de Naufrágios dos Grandes Lagos em parceria com a Marine Sonic Technology.
Segundo o diretor-executivo da entidade, Bruce Lynn, esses barcos eram bastante incomuns. Movidos a vapor, tinham um casco que continuamente se curvava acima da linha d'água, da vertical para a horizontal. Ele descreveu o momento que viram a embarcação: “Você podia ver claramente a proa distinta com uma parte do cabo de reboque ainda no lugar… foi um momento incrível!”.
O Barge 129 foi atingido por uma tempestade quando estava a reboque do vapor Maunaloa, com uma carga de minério de ferro. O mar rompeu o cabo que ligava os dois navios. Segundo a GLSHS, o Maunaloa virou na tentativa de reconectar o cabo de reboque, mas o vento e as ondas fizeram com que os dois colidissem.
“Procurei por esse navio por tanto tempo, porque era um whaleback. Eu estava bem animado e mal podia esperar para colocar as câmeras nele”, declara Darryl Ertel Jr., diretor de Operações Marítimas da GLSHS.
Assim que o navio começou a afundar, o capitão Josiah Bailey, junto de sua tripulação, tentou laçar um bote salva-vidas. Enquanto o barco afundava, a tripulação do Barge 129 ficou de prontidão e ajudou a tripulação a entrar em sua embarcação.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro