O presidente russo Vladimir Putin - Getty Images
Yevgeny Prigozhin

Em discurso, Putin confirma a morte de Prigozhin e manda condolências

Morte do líder do Grupo Wagner foi confirmada pelo presidente russo em discurso televisionado

Giovanna Gomes Publicado em 24/08/2023, às 13h35 - Atualizado às 17h44

Pela primeira vez, o presidente russo, Vladimir Putin, abordou sobre a tragédia ocorrida ontem, quarta-feira, 23, na qual morreu Yevgeny Prigozhin, líder e fundador do Grupo Wagner.

Durante um pronunciamento transmitido pela televisão, o chefe de Estado anunciou que as autoridades de investigação se dedicarão a esclarecer as circunstâncias da queda da aeronave, ressaltando que esse processo demandará um período considerável de tempo. Na ocasião, Putin expressou suas condolências às famílias enlutadas e descreveu Prigozhin como um empresário talentoso.

Segundo informações do portal UOL, o presidente russo afirmou ter tido conhecimento da queda do avião de Prigozhin na manhã de quinta-feira, no horário local.

“(Prigozhin) era uma pessoa com um destino complicado, e cometeu erros graves na vida, mas também procurou alcançar os resultados necessários – tanto para si como no momento em que lhe pedi, pela causa comum, como nestes últimos meses", disse Putin.

Viagem à África

De acordo com as palavras de Putin, Prigozhin havia retornado recentemente de uma viagem à África, sendo que, durante sua estadia no continente, o líder do Grupo Wagner teria se encontrado com autoridades oficiais.

A BBC informou que Prigozhin havia visitado a África Ocidental nos últimos dias e que analistas do Ocidente expressam preocupações sobre a possibilidade do grupo estar buscando expandir sua influência para além das fronteiras russas. Suspeita-se que um dos possíveis alvos dessa expansão fosse o Níger, país que recentemente enfrentou um golpe de Estado.

Rússia notícias avião Putin Grupo Wagner Prigozhin

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro