Fenômenos ocorridos na madrugada desta segunda-feira, 25, foram registrados pelas câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung
Giovanna Gomes Publicado em 25/03/2024, às 11h47
Câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung registraram um início de segunda-feira, 25, cheio de eventos no céu do Rio Grande do Sul. Durante a madrugada, foi capturado um eclipse lunar raro, além da queda de um meteoro de grande magnitude.
O eclipse penumbral, considerado um dos mais sutis, ocorreu durante a madrugada, reduzindo a luminosidade da Lua. Nesse fenômeno, as partes mais escuras do nosso satélite natural, os mares lunares, se destacam.
De acordo com o portal de notícias g1, o momento máximo do eclipse ocorreu às 4h13. Uma imagem comparativa mostra a lua antes, às 20h, mais iluminada, e durante o ápice do eclipse.
Além disso, por volta das 0h13, no início da madrugada, foi observada a queda de um meteoro fireball, que se destacou pela sua grande luminosidade, na Região Central do RS. O observatório relatou que o meteoro atingiu uma magnitude de -5.1 e entrou na atmosfera a uma altitude de 96,5 km, extinguindo-se a 39,4 km de altura. O fenômeno, segundo a fonte, teve uma duração de 2,46 segundos.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro