Entenda fenômeno que ocorre amanhã
Giovanna Gomes Publicado em 04/05/2023, às 11h45
Um eclipse lunar ocorrerá nesta sexta-feira, 5, e poderá ser observado por espectadores de diferentes países da África, Ásia e Oceania. Infelizmente porém, o fenômeno, que ocorre quando nosso satélite natural e o Sol estão em lados opostos da Terra, não será visível no Brasil.
Como explicou o portal de notícias G1, no caso específico que ocorrerá esta semana, — chamado eclipse lunar penumbral — a sombra clara da Terra, conhecida como penumbra, obscurece levemente a Lua, que ainda recebe luminosidade do Sol.
É importante destacar que há dois tipos de sombra da Terra que, durante um eclipse lunar, obscurece a Lua: a umbra e a penumbra. A primeira é a sombra escura que não recebe nenhuma luminosidade do Sol, enquanto que a segunda é a sombra clara que ainda recebe alguma luminosidade.
Quando nosso satélite natural entra na penumbra, dizemos que temos um eclipse lunar penumbral e quando ele vai entrando na umbra temos o parcial. Já o total ocorre quando a Lua está totalmente mergulhada na umbra.
De acordo com a fonte, a duração do eclipse será de aproximadamente 4 horas e terá seu pico às 17h no horário de Brasília.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro