Imagem aérea de estruturas descobertas em antigo acampamento romano - Divulgação/LWL/C. Hentzelt
Arqueologia

Dois templos e poço de sacrifício são descobertos em antigo acampamento militar romano

A descoberta, realizada no noroeste da Alemanha, se destaca pois construção era proibida pela lei romana; confira!

Redação Publicado em 16/11/2023, às 09h30

Durante escavações em um antigo acampamento militar romano conhecido como Haltern, localizado no noroeste da Alemanha, arqueólogos descobriram restos de dois templos de culto e, entre eles, um poço de sacrifício. O que mais chama atenção no achado, porém, é que estruturas como o poço eram proibidas em assentamentos pela própria lei romana.

Segundo comunicado repercutido pela Live Science dos arqueólogos envolvidos no projeto, da Associação Regional de Vestfália-Lippe (LWL) na Alemanha, as construções descobertas recentemente são os primeiros exemplos conhecidos de templos em um local militar romano. "[As construções] foram baseadas nos típicos grandes templos de pódio feitos de pedra que podiam ser encontrados em inúmeras cidades romanas na época do imperador Augusto", descreve a arqueóloga Bettina Tremmel, no comunicado.

No local, os arqueólogos desenterraram estruturas de argila dos edifícios retangulares que, vale mencionar, foram explorados pela última vez em 1928, mas enterrados novamente para ajudar na preservação. Os templos, afirmam também os arqueólogos, fizeram parte de um complexo de edifícios bem maior que media cerca de 2 mil metros quadrados.

+ As peculiares armadilhas descritas por Júlio César descobertas na Alemanha

A utilidade empregada a um dos templos, conforme pensaram inicialmente os arqueólogos, era de servir como casa de reuniões — conhecidas como "schola" — para oficiais militares de exércitos romanos. Mas posteriormente também foi descrito como possível oficina, considerando as ferramentas encontradas no local. O segundo edifício, por sua vez, possui função desconhecida.

Fotografia do local de escavação, em antigo acampamento militar romano localizado onde hoje é a Alemanha / Crédito: Divulgação/LWL/C. Hentzelt

 

Poço

O poço de sacrifício, localizado entre as duas outras estruturas escavadas, possui formato circular e é raso. No caso, apenas a sua descoberta já surpreende, visto que "a construção de uma sepultura dentro de um assentamento era proibida pela lei romana", segundo os arqueólogos envolvido no projeto. No entanto, não foram encontrados quaisquer restos mortais humanos no local.

Em nosso estado atual de pesquisa, os dois pequenos templos e o nicho com a fogueira são um grupo de construção único dentro de um acampamento romano", informa o diretor de arqueologia da LWL, Michael Rind. "Arqueólogos anteriores já ficaram intrigados com a função desses edifícios."
Alemanha Mundo História curiosidades notícias arqueologia Templos acampamento romano acampamento militar poço de sacrifício

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro