Imagem ilustrativa de instrumentos médicos - tOrange / Domínio Público
África

Doença não identificada mata 15 idosos na República Democrática do Congo

As autoridades de saúde observaram que a região foi vítima de duas epidemias simultâneas recentemente — chikungunya e Covid-19

Wallacy Ferrari Publicado em 02/03/2021, às 11h30

Quinze idosos, de idades entre 60 e 80 anos, foram vítimas fatais de uma doença não identificada em Kasongo-Lunda, uma província no oeste da República Democrática do Congo. A informação foi comunicada por Jean-Marie Peti, governador da província de Kwango, e noticiada pelo portal UOL.

Os sintomas relatados por Peti após o balanço feito com autoridades sanitárias se assemelham aos de duas epidemias recentemente constatadas na província, que faz fronteira com Angola; o chikungunyae e a Covid-19 também proporcionam dores de cabeça, febre e complicações respiratórias.

Em relação a identificação da doença, o governador acrescentou: “O ministro da Saúde provincial, médico-chefe do setor de saúde de Kasongo-Lunda, assim como epidemiologistas de Kinshasa estão trabalhando sem parar. Já tomaram amostras para enviar ao INRB (Instituto Nacional de Pesquisas Biomédicas)".

O território de Kasongo-Lunda faz parte de Kwango, tendo sua população estimada em 23,8 mil habitantes no ano de 2012, e não possui infraestrutura sanitária adequada para receber todos os casos das doenças citadas por Peti.

Congo República doença saúde Angola covid chikungunha

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro