Inicialmente, pesquisadores pensaram que os discos eram usados como calendários ou ferramentas de artesanato, mas novo estudo revelou sua utilidade!
Fabio Previdelli Publicado em 14/01/2025, às 13h00
Um novo estudo aponta que misteriosos discos de pedras medievais, encontrados na Ucrânia, muito provavelmente foram usados pelos vikings como uma espécie de bússola solar para auxiliá-los na navegação pelos mares.
Ao todo foram encontrados oito discos de ardósia mineral pirofilita que foram criados entre os séculos 12 e 13. As descobertas possuem semelhanças com bússolas solares de madeira encontradas em outros lugares da Europa.
Por conta das semelhanças, arqueólogos suspeitam que os vikings compartilharam suas ideias com comunidades fora da Escandinávia, permitindo a disseminação de suas ferramentas de navegação mais avançadas.
O novo estudo, publicado no periódico polonês Sprawozdania Archeologiczne, observa que os discos da Ucrânia mostram características que provavelmente os tornaram utilizáveis como bússolas solares. Eles também compartilham semelhanças com artefatos vikings encontrados na Groenlândia e na Polônia.
Em um primeiro momento, os pesquisadores passaram a acreditar que os discos fossem utilizados pelas comunidades locais como calendários ou até mesmo como ferramentas para afiar objetos ou fazer joias.
"Esses discos foram interpretados anteriormente como vários itens, incluindo calendários, ferramentas de artesanato, como afiadores de agulhas e pedras de polimento, bem como componentes de brocas de arco operadas manualmente", diz o estudo, conforme repercute o The Independent.
No entanto, algumas de suas características únicas, como gravuras nítidas de anéis, linhas e outros desenhos aparentemente cuidadosos, levantaram questões sobre seu real propósito. A pesquisa confirma que os objetos foram feitos entre os séculos 12 e 13; e que três são semelhantes às bússolas vikings descobertas em outros lugares.
Por meio de medições e análises de superfície, três discos de pedra exibem semelhanças com as bússolas solares Viking, com um número limitado de exemplares encontrados na Groenlândia e na região do Mar Báltico", observa o estudo.
Entre os séculos 8 e 9, os vikings começaram a chegar em áreas ao redor do Mar Báltico, onde hoje ficam Ucrânia, Rússia e Bielorrússia. Por lá, construíram assentamentos e introduzindo suas tecnologias, incluindo ferramentas de navegação, às comunidades locais.
"A origem da matéria-prima sugere fabricação local", diz o estudo. "Ao mesmo tempo, a forma e a função podem ter sido influenciadas por comerciantes e marinheiros escandinavos, alinhando-se com a presença desses discos ao longo dos rios dentro da rota comercial 'dos varangianos aos gregos'".
Leia também: Tesouro Viking com artefatos surpreendentes é descoberto na Noruega
'Ainda Estou Aqui': Brasileiros invadem perfil de jornal francês após críticas
Tutor e cão de estimação são salvos de lago congelado nos EUA
Homem confunde cortina com pessoa enforcada e aciona bombeiros em Goiás
Paciente morre após ter aparelhos desligados com autorização de família errada
Inseto marinho descoberto no Vietnã é nomeado homenagem a vilão de Star Wars
México lança programa de desarmamento e oferece até R$ 8 mil por arma de fogo