Fotografia de Vinicius em hospital - Divulgação / Redes sociais
Brasil

Determinado pelo STF: Criança falece aguardando remédio mais caro do mundo

Vítima de uma condição delicada, o garoto Vinícius de Brito Samsel, de 3 anos, morreu antes da chegada do remédio, determinado pela Justiça

Wallacy Ferrari Publicado em 25/02/2023, às 10h51

O garoto Vinícius de Brito Samsel, 3, faleceu no último dia 15 de fevereiro em decorrência das complicações resultantes do diagnóstico de Atrofia Muscular Espinhal (AME). O óbito, confirmado pela família neste sábado, 25, à RPC, poderia ter sido evitado caso o menino tivesse recebido o remédio Zolgensma, considerado o mais caro do mundo para o tratamento da condição.

A Justiça, por intermédio de decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 13 de dezembro do ano passado, ordenou que a União fornecesse o remédio após uma longa batalha judicial, cuja dose única custa R$ 7,3 milhões. A solicitação na Justiça, iniciada pouco depois do nascimento do garoto, nunca foi cumprida.

Mesmo com a determinação orientando a entrega do remédio em 72 horas, ainda em dezembro, a União depositou o valor para a compra em uma conta judicial apenas em 14 de fevereiro, véspera da morte do garoto, quando já estava gravemente acometido pelos efeitos da doença. O Hospital Angelina Caron ficou encarregado da aquisição, mas ainda teria de aguardar a chegada, que não ocorreu a tempo de salvá-lo.

Pai de Vinícius

Em entrevista ao portal de notícias G1, Welton Douglas, pai de Vinícius, explicou que a doença degenera gradativamente e que, ciente disso, o Estado deveria ter pressa com a entrega: "Parece que eles fazem de tudo para enrolar o máximo que eles podem para essas crianças morrerem antes de receber, porque aí eles não precisam pagar, né?", manifestou.

Brasil morte saúde Pará Justiça STF Supremo AME atrofia muscular espinhal

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro