O papa emérito Bento XVI faleceu no último sábado, 31, aos 95 anos de idade
Isabelly de Lima, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 03/01/2023, às 16h31
Detalhes do sepultamento do papa emérito Bento XVI foram informados nesta terça-feira, 3, por Matteo Bruni, diretor da sala de imprensa da Santa Sé. O enterro de Joseph Ratzinger está marcado para a manhã da próxima quinta-feira, 5.
O caixão do papa emérito terá medalhas e moedas cunhadas durante seu pontificado, assim como pálios que ele usava nas vestes litúrgicas. O pálio é um tipo de colarinho de lã branca que é usado somente por papas e arcebispos, que representa a ovelha que é carregada nos ombros pelo pastor.
Segundo Bruni, o caixão também terá um cilindro de metal que contém um texto descrevendo o pontificado de Bento XVI, o chamado “rogito”. O esquife terá um triplo revestimento, um de cipreste, um de zinco e um de carvalho.
O corpo de Bento XVI será sepultado na antiga tumba de São João Paulo II e mais de 600 jornalistas se credenciaram para cobrir o funeral do pontífice. O papa Francisco irá presidir a cerimônia e será o primeiro papa na história a celebrar o rito fúnebre de um pontífice antecessor.
De acordo com informações da ANSA, via Uol, o porta-voz do Vaticano revelou que a cerimônia irá ser semelhante àquela para um papa morto no exercício do cargo, apenas com algumas pequenas modificações.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro