Avião do modelo Lockheed P-38 Lightning - Domínio Público via Wikimedia Commons
Segunda Guerra Mundial

Exploradores acreditam ter encontrado destroços de famoso avião da Segunda Guerra

Apelidada de "Marge", aeronave pertenceu ao famoso "Ás dos Ases" Richard Bong, e caiu em 1944; destroços foram achados em Papua-Nova Guiné

Éric Moreira Publicado em 27/05/2024, às 10h38 - Atualizado às 12h24

Recentemente, uma equipe de exploradores do grupo sem fins lucrativos Pacific Wrecks, dedicado a recuperar aeronaves de guerra perdidas em ação, descobriu em Papua-Nova Guiné os destroços de um avião de modelo Lockheed P-38 Lightning. Observando-o mais de perto, acreditam que se trata de uma nave pertencente a um famoso piloto, explica a AP.

Segundo o Heritage Daily, Richard Bong foi um piloto de caça de muito sucesso, que serviu em três missões durante a Segunda Guerra Mundial. Apelidado de "Ás dos Ases" de Wisconsin, ele é creditado como tendo 40 vitórias aéreas, lhe rendendo o título de um dos pilotos de caça com maior pontuação dos Estados Unidos.

Richard Bong / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

 

Bong faleceu no dia 6 de agosto de 1945, depois que sua aeronave, um P-80A Shooting Star, apresentou péssimo funcionamento na bomba de combustível. Na ocasião, o piloto se viu forçado a saltar para fora do avião, mas como estava muito baixo, seu paraquedas não foi acionado, e ele morreu ao colidir com o solo.

No entanto, antes disso, ele teve muito sucesso na guerra pilotando um caça Lockheed P-38 Lightning, cujo número de série é 42-103993, apelidado de "Marge". Esse apelido, por sua vez, era uma homenagem à sua namorada, Marjorie "Marge" Ann Vattendahl.

"Marge", no entanto, foi perdida em 24 de março de 1944, ainda antes de a Segunda Guerra Mundial acabar, enquanto era pilotada pelo 2º Tenente Thomas E. Malone. Na ocasião, ele estava em uma missão de reconhecimento meteorológico sobre Papua-Nova Guiné, mas uma falha elétrica e na hélice o fez perder o controle da aeronave; Malone conseguiu saltar e foi resgatado ao sul de Madang, enquanto o caça caiu na selva ao norte do país.

+ Robert 'Rosie' Rosenthal: O piloto da Segunda Guerra que 'não podia morrer'

Richard Bong ao lado do caça "Marge" / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

 

Descoberta

Agora, exploradores encontraram o que pode ser o velho caça "Marge" após dois dias de caminhada mata adentro na província de Madang. O avião foi encontrado com dois motores acima do nível do solo, ainda com a tinta vermelha característica de Bong e um estêncil do Exército dos Estados Unidos com os últimos dígitos do seu número de série.

"Esta descoberta não apenas homenageia a memória de Richard Bong, mas também serve como um lembrete dos sacrifícios feitos por todos aqueles que serviram durante a Segunda Guerra Mundial. É uma homenagem à sua coragem, ao seu serviço e ao seu impacto duradouro na história da nossa nação", afirmou em à WDIO News Briana Fiandt, curadora das coleções do Centro Histórico dos Veteranos de Bong.

Segunda Guerra Mundial Mundo História notícias avião caça Papua-Nova Guiné Richard Bong

Leia também

Irmão de Kate Middleton conta ‘interrogatório’ dos sobrinhos ao apresentar namorada


Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro