A agência espacial se prepara para enviar uma nave não tripulada até a Estação Espacial Internacional
Ingredi Brunato Publicado em 28/09/2020, às 15h34
Nesta terça-feira, 29, a Nasa se prepara para enviar uma nave não tripulada para a ISIS, a Estação Espacial Internacional. O objetivo da missão Cygnus NG-14, que terá seu lançamento transmitido online a partir das 11h no horário de Brasília, será o reabastecimento da estação.
Entre os itens enviados, estão equipamentos usuais para experimentos científicos, suprimentos de primeira necessidade, e materiais para que os astronautas testem o cultivo de rabanete, além de, curiosamente, um produto para cuidado da pele da marca Estée Lauder, que será parte de uma estratégia de divulgação da empresa dedicada à beleza.
No entanto, a grande estrela da missão é um banheiro que custou incríveis 23 milhões de dólares para a Nasa, e recebeu o nome de Sistema de Gerenciamento de Resíduos Universal (UWMS). Segundo a agência espacial, o novo banheiro, que irá substituir o presente atualmente na ISIS, tem a vantagem de ser 65% menor e 40% mais leve, além de mais confortável.
Entre os avanços oferecidos pelo UWMS, está também um sistema de reciclagem de água aprimorado, e o fato da nova tecnologia permitir que mais de um astronauta use o banheiro simultaneamente na estação espacial, algo que não era possível antes.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro