Retrato de Vincent van Gogh, 1886 - Divulgação/ Museu Van Gogh
Vincent Van Gogh

A curiosa história por trás da foto que mostraria Van Gogh jovem

Um grande equívoco envolvendo uma fotografia perdurou por décadas até que um grupo de especialistas decidiu realizar uma pesquisa mais aprofundada

Giovanna Gomes Publicado em 08/10/2023, às 10h00

No ano de 2018, um artigo intitulado "Um caso de identidade equivocada. Sobre o retrato fotográfico de Vincent van Gogh, treze anos" foi publicado na revista "Oud Holland - Journal for Art of the Low Countries".

Na época, o artigo em questão apresentou um estudo conduzido pelos pesquisadores Teio Meedendorp e Yves Vasseur, que buscaram responder como chegaram à conclusão de que uma fotografia que se tornou popular em meados do século passado não retratava o artista holandês.

Como destacou o site do Museu Van Gogh, foi somente no ano de 1957 que a fotografia em questão veio a conhecimento do público, quando o pesquisador Mark Edo Tralbaut apontou que o menino fotografado era o jovem Vincent.

Incertezas

A observação de Tralbaut tinha algum mérito, uma vez que o garoto da foto apresentava algumas semelhanças com Van Gogh aos 19 anos. Afinal, do contrário, a fotografia não teria conquistado rápida fama mundial como sendo o retrato definitivo do artista em sua juventude. Entretanto, a incerteza começou a surgir alguns anos atrás, levando especialistas a uma investigação.

Van Gogh em fotografia em seus 19 anos; à direita, retrato do pintor / Crédito: Museu Van Gogh

 

Uma pesquisa, segundo a fonte, revelou que a fotografia em questão foi tirada pelo fotógrafo Balduin Schwarz em Bruxelas. Isso levantou dúvidas, uma vez que Schwarz só estabeleceu seu estúdio na capital belga em 1870, quando Vincent já havia completado 17 anos. O rapaz na fotografia, claramente, parecia ser menor de 17 anos, o que coloca em xeque a identificação anterior de Vincent como o sujeito da imagem.

Semelhança entre irmãos

Era início de 1873 quando Theo, irmão mais novo de Vincent, mudou-se para Bruxelas a fim de trabalhar na galeria Goupil & Cie. É conhecido, por meio de correspondências, que Theo fez um retrato fotográfico de si logo após sua chegada, embora o paradeiro dessa fotografia não fosse conhecido até então. Ele tinha 15 anos na época e várias fontes apontam que havia uma grande semelhança entre os irmãos.

Com auxílio de investigações forenses, mais tarde chegou-se à conclusão de que um grande erro havia sido cometido e que aquele garoto na imagem era, na verdade, o irmão do pintor.

À esquerda, retrato que acreditava-se ser de Vincent Van Gogh; à direita, Theo, o irmão do artista na idade adulta / Crédito: Divulgação/Museu Van Gogh

 

Fotografias raras

Diferentemente de outros membros de sua família, imagens fotográficas de Vincent van Gogh são extremamente raras, tanto que o retrato do artista aos 19 anos de idade, publicado em 1914, era conhecido como o único retrato fotográfico conhecido do holandês — e com a descoberta do erro relacionado à outra fotografia, voltou a ter esse status.

No ano de 1971, uma foto de grupo que mostraria os alunos da escola secundária HBS em Tilburg, datada de 1866 ou 1867, foi descoberta — e aparentemente inclui Vincent.

Além desta, há uma outra fotografia conhecida do artista, datada também de 1886-1887, na qual pode-se ver o holandês sentado em frente a Émile Bernard nas margens do Sena, perto de Asnières.

notícias fotografia foto artista retrato Van Gogh erro Museu van Gogh retrato fotográfico

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro