Imagem ilustrativa - Imagem de Evgeni Tcherkasski por Pixabay
Creche

Creche inclui 'ser cristã' em lista de requisitos de vaga para professora

Instituição atribuiu a exigência, que contraria a lei, a um simples 'erro de digitação'

Giovanna Gomes Publicado em 26/01/2023, às 12h57

Uma creche particular do Rio de Janeiro publicou, no último dia 15, o anúncio de uma vaga para professora, no qual constava que o primeiro requisito para se candidatar à vaga era ser cristã. Mais tarde, a instituição, que fica em Campo Grande, argumentou ao Ministério Público que tudo não passou de um erro de digitação.

De acordo com informações do portal UOL, o processo seletivo, que oferecia vagas para professora de ballet e de educação física, foi anunciado em uma rede social de Tati Mussallem, dona e diretora pedagógica da creche. Nele, constava que os três "requisitos" exigidos pela instituição eram ser cristã, ter experiência e morar na região, exatamente nesta ordem.

Publicação feita pela diretora da Dunamis / Crédito: Divulgação / Redes sociais

 

Desrespeito à lei

A exigência feita pela Creche Escola Dunamis, como é chamada a instituição, fere a lei municipal 5565/2013, que "proíbe inquirir por quaisquer meios sobre a religião do candidato a vaga em questionários, formulários ou entrevistas de emprego, admissão ou adesão a empresas públicas ou privadas, sociedades, clubes e afins".

Por esse motivo, o relator da CPI da intolerância religiosa na Assembleia Legislativa, deputado Átila Nunes (MDB), enviou uma representação ao Ministério Público Estadual e também à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. Os órgãos ainda devem avaliar o pedido.

"Não tenho dúvida de que há em curso uma demonstração de preconceito religioso. Uma professora não cristã é menos competente por quê?", questionou o parlamentar.

Após a representação, a dona da creche apagou a publicação e pediu "desculpas aos ofendidos". Ela ainda prometeu tomar "as devidas providências" após apontar que houve um erro de digitação no anúncio das vagas.

"Esclarecemos que temos funcionários de diversas religiões e jamais compactuaríamos com qualquer tipo de discriminação", diz a publicação.

Pedido de desculpas feito pela diretora / Crédito: Divulgação / Redes sociais

 

Segundo o portal de notícias, a escola, no entanto, possui o slogan "Metodologia de Ensino Cristã". Também vale destacar que, na Bíblia, 'Dunamis' significa o poder que se manifestava em dons, milagres e crescimento da igreja.

Brasil Rio de Janeiro escola notícias professora Creche campo grande vaga requisito cristã

Leia também

Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião


Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza