A redução pode chegar a 5 dias de quarentena, dependendo do quadro do paciente; entenda
Penélope Coelho Publicado em 11/01/2022, às 09h30
Na noite da última segunda-feira, 10, o Ministério da Saúde oficializou a redução do tempo mínimo de isolamento passa pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus, quando apresentam quadros leves e moderados.
Agora, o período de quarentena cai de 10 para 7 dias, caso o paciente deixe de apresentar indícios do vírus há pelo menos 24 horas, nesta situação, sem necessidade de teste.
De acordo com informações publicadas pelo portal de notícias UOL, o intervalo pode ser ainda menor caso a pessoa não esteja com febre e sem o uso de medicamentos durante 24 horas.
Nesse caso, será obrigatória a apresentação do teste negativo, caso positivo, o período segue sendo 10 dias.
"A nossa mensagem principal é que o nosso isolamento é de sete dias. Se o paciente não quis testar no quinto dia, mas se ao sétimo dia ele estiver sem sintomas, sem febre e sem uso de medicamentos por 24 horas, ele pode sair do isolamento. Ele não é necessário testar", disse Arnaldo Medeiros, secretário de vigilância em Saúde.
Segundo revelado na publicação, o ministério informa que a decisão segue as diretrizes de outros países, como Estados Unidos e Inglaterra, que também revisaram as normas internas do período de isolamento, em meio à pandemia de Covid-19.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro