O teste foi anunciado pela Coreia do Norte em resposta aos exercícios navais conjuntos realizados por Washington, Seul e Tóquio recentemente
Giovanna Gomes Publicado em 19/01/2024, às 10h34
Um sistema de armas nucleares submarino foi anunciado pela Coreia do Norte nesta sexta-feira, 19, em resposta aos exercícios navais conjuntos realizados por Washington, Seul e Tóquio.
De acordo com um comunicado do Ministério da Defesa norte-coreano divulgado pela KCNA, a agência do regime, as manobras com um porta-aviões norte-americano de propulsão nuclear "ameaçaram seriamente a segurança" do país.
O teste, conforme destaca a agência RFI, envolveu o "sistema de armas nucleares submarino Haeil-5-23", em desenvolvimento no Mar da Coreia Oriental, também conhecido como Mar do Japão. Vale destacar que o termo "Haeil" significa "tsunami" em coreano.
Embora a data específica do teste não tenha sido mencionada, o porta-voz afirmou que isso permitirá o fortalecimento adicional do "sistema de contra-ataque submarino baseado em armas nucleares de nossos militares".
As manobras marítimas e submarinas de Pyongyang, segundo o porta-voz, "continuarão a dissuadir manobras militares hostis das marinhas dos EUA e seus aliados".
Essa ação ocorre após exercícios militares navais conjuntos realizados pelos governos sul-coreano, americano e japonês no sul da ilha de Jeju, em resposta ao lançamento de mísseis balísticos por parte da Coreia do Norte no domingo, 14. O USS Carl Vinson, um porta-aviões de propulsão nuclear dos EUA, participou dessas manobras.
Nos últimos meses, a tensão entre as duas Coreias aumentou, com o abandono de acordos para reduzir as tensões. O líder norte-coreano, Kim Jong-un, recentemente chegou a chamar o Sul de seu "principal inimigo" e ameaçou entrar em guerra contra Seul em caso de violação do território norte-coreano, mesmo que fosse "até 0,001 mm".
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro