Embaixadores da Coreia do Norte e de República Popular de Donetsk em reunião - Divulgação/ Telegram/ República Popular de Donetsk
Coreia do Norte

Coreia do Norte reconhece 'governos' de territórios separatistas da Ucrânia

As autoproclamadas repúblicas foram reconhecidas pela Rússia logo antes de sua invasão à Ucrânia, entenda!

Redação Publicado em 13/07/2022, às 16h27

A Coreia do Norte reconheceu, nesta quarta-feira, 13, as autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk (DPR) e Lugansk (LPR), regiões separatistas da Ucrânia. A legitimidade desses dois governos é reconhecida por apenas dois outros países, a Rússia e a Síria. 

Vale mencionar aqui que o governo russo fez o ato às vésperas de sua invasão ao país, que é descrita pelo Kremlin como uma "operação militar especial" destinada à libertação de certos territórios.

Aliança política e econômica

Conforme informações repercutidas pela Reuters, o atual líder da DPR, Denis Pushilin, reagiu ao apoio norte-coreano através de uma mensagem em seu canal do Telegram. 

"O status internacional da República Popular de Donetsk e seu estado continuam se fortalecendo. Esta é mais uma vitória diplomática para nós", escreveu ele. 

Esta decisão política também fornecerá a base para o desenvolvimento futuro de nossas relações econômicas. A parceria bilateral permitirá que nossas empresas expandam seu comércio. Espero uma cooperação ativa e frutífera", concluiu Pushilin

Juntamente do texto, havia uma fotografia tirada na embaixada da República Popular de Donetsk em Moscou. Na imagem, é possível ver Sin Hong-chol, um representante da Coreia do Norte, entregando um certificado que afirma a legitimidade do novo 'Estado independente' a Olga Makeyeva, uma representante da região separatista.

notícias Ucrânia Invasão Kremlin República Popular de Lugansk República Popular de Donetsk

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro