Criada por empresa japonesa, a chamada 'lavadora humana do futuro' é capaz de proporcionar uma experiência de banho customizada
Giovanna Gomes Publicado em 26/11/2024, às 08h17
Uma banheira futurista, equipada com sensores inteligentes e projetores, foi apresentada pela empresa japonesa Science sob o nome Mirai Ningen Sentakuki. A inovadora "lavadora humana do futuro" ajusta automaticamente o fluxo e a temperatura da água, além de exibir imagens personalizadas de acordo com o humor do usuário.
Desenvolvida por uma empresa especializada em produtos para banho, a banheira combina tecnologia avançada e design moderno, inspirado no conceito da Ultra Sonic Bus — um modelo pioneiro criado pela Sanyo Electric (atual Panasonic Holdings Corp.) em 1970 para a Feira Mundial de Osaka. Agora, a Science eleva o conceito ao incorporar inteligência artificial e monitoramento biológico, proporcionando uma experiência de banho customizada.
Com formato de cabine, a banheira possui um assento reclinável onde o usuário se deita parcialmente submerso. Como explicou o portal La Nacion, sensores integrados no assento monitoram a frequência cardíaca e outros indicadores, utilizando essas informações para ajustar automaticamente as condições do banho, como temperatura e fluxo de água.
O diferencial mais curioso é o sistema de IA, que projeta imagens no interior da tampa da banheira. Essas imagens são selecionadas com base no estado emocional detectado, visando promover relaxamento ou aliviar tensões.
Outro destaque da tecnologia é o uso de microbolhas, que garantem uma limpeza delicada do corpo. Todo o processo de lavagem e secagem é concluído em cerca de 15 minutos. A Science afirma que os usuários sentirão benefícios tanto físicos quanto mentais após a experiência.
A empresa planeja apresentar o produto no Pavilhão de Saúde da Expo Osaka Kansai, em abril do próximo ano, onde visitantes poderão testar a banheira inovadora. Além disso, há planos de desenvolver uma versão voltada para uso doméstico, com foco em cuidados de enfermagem e aplicações cotidianas.
Influenciadora acusada de furto é presa após ajuda de seguidora
'Soldados da Borracha': Documentário resgata combatentes esquecidos da 2ª Guerra
Não surgiu na Itália? Estudo sugere a verdadeira origem da Foccacia
Exército recusa alterar nome de unidade com referência ao golpe de 1964
Gabriel Boric, presidente do Chile, é denunciado por assédio sexual
Diretor de documentário sobre JonBenét Ramsey defende inocência da família