A vasta estrutura remonta ao século 5, quando o Império Romano controlava a região
Alana Sousa Publicado em 24/05/2021, às 16h00
Sob as dunas de areia de uma praia na Espanha, pesquisadores da Universidade de Cádiz encontraram um valioso complexo de banhos romanos da época em que o poderoso império reinava na região, no século 5.
Conforme repercutiu o Independent UK, a área da descoberta engloba 25.000 m² e conta com cômodos bem preservados, como janelas, portas e salas com quase 4 metros de altura. A estrutura, localizada nas proximidades da Canos de Meca, ao sul de Andaluzia, pode oferecer uma nova visão sobre a região há muito tempo estudada por arqueólogos.
Além das ruínas cobertas de areias, os pesquisadores acreditam que os banhos romanos eram muito bem decorados, visto que mármores preto, vermelho e branco também foram desenterrados.
Um dos especialistas envolvidos na descoberta, o arqueólogo Dario Bernal, afirmou que os banhos eram uma forma de oferecer limpeza e momentos de relaxamento a trabalhadores que montavam armadilhas de peixes na praia da região.
“Uma área incrivelmente atraente para todos os tipos de civilizações, o que nos dota de uma história incrível”, disse Patricia del Pozo, ministra da Cultura da Andaluzia. “É maravilhoso”, continuou.
Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história.
Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro