Descubra os planejamentos que estão sendo feitos para a concretização do curioso acontecimento
Ingredi Brunato, sob supervisão de Isabela Barreiros Publicado em 30/07/2022, às 07h50
Mais cedo neste ano, o embaixador brasileiro em Portugal, George Prata, chamou atenção ao revelar que nosso governo estava interessado em "pegar emprestado" o coração de Dom Pedro I, que está atualmente sendo mantido na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, localizada em solo português.
O pedido inusitado aconteceria em ocasião da comemoração nacional do bicentenário da Independência do Brasil, que ocorrerá no próximo dia 7 de setembro. É nesta data histórica que, há 200 anos, nosso primeiro imperador deu seu famoso grito às margens do rio Ipiranga.
O governo de Portugal aceitou realizar o envio do órgão que um dia pulsou no peito de Dom Pedro I, e, segundo repercutido pela CNN, já existem os planejamentos para sua viagem.
O coração do governante está previsto para chegar em território brasileiro no próximo dia 22 de agosto, e embarcar de volta para sua terra natal em 8 de setembro. Ele será recebido no Palácio do Planalto com uma cerimônia de "honrarias militares", e depois será mantido no Palácio Itamaraty (sede do Ministério das Relações Exteriores).
Vale lembrar que o órgão é muito delicado, uma vez que seu hospedeiro já morreu há 131 anos, de forma que não prejudicar sua preservação é uma das grandes preocupações da operação. Para tanto, ele será mantido em um ambiente pressurizado.
A Câmara Municipal do Porto assegurará todas as diligências necessárias, assim como a articulação com outras entidades, em especial com as autoridades brasileiras, no que concerne à segurança da operação de transporte”, afirmou a instituição através de um comunicado repercutido também pela CNN.
+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro