Crânio peruano foi doado para o Museu de Osteologia, nos Estados Unidos - Divulgação / Museu de Osteologia
Arqueologia

Com implante de metal, crânio de 2 mil anos causa debate

Mais lidas do ano: A peça é única pelo seu formato alongado, no entanto, uma pequena placa de metal intriga pesquisadores

Redação Publicado em 14/02/2022, às 16h44 - Atualizado em 22/12/2022, às 18h40

Cedido ao Museu de Osteologia, em Oklahoma, nos Estados Unidos, um crânio peruano vindo de uma sociedade pré-Inca na cadeia de montanhas dos Andes tem sido motivo de uma discussão entre pesquisadores, tudo isso devido a um pequeno implante de metal no lado da peça.

O que está sendo debatido é a autenticidade do pedaço de metal, pois, caso seja autêntica, significa que povos da América do Sul eram capazes de efetuar cirurgias extremamente complexas. O implante está fundido com os ossos originais do crânio, porém, há pessoas que acreditam que isso pode ser uma fraude.

Imagem próxima do implante de metal do crânio peruano - Créditos: Divulgação / Museu de Osteologia

 

Em conversa com o portal de notícias LiveScience, o professor de antropologia da Universidade de Tulane, nos EUA, John Verano, afirmou que a placa de metal provavelmente foi colocada após o crânio ter sido encontrado, de maneira a aumentar seu valor.

Eu tenho muitas dúvidas de que isso é autêntico de qualquer forma. Em poucas palavras, acredito que isso é algo fabricado para fazer com que a caveira fosse um colecionável com mais valor”.

Segundo os profissionais que acreditam na veracidade do implante de metal, o indivíduo que o teria recebido pode ter sobrevivido e até mesmo curado. A crença geral é de que o crânio pertenceu a um guerreiro que sofreu um ferimento ao lado da cabeça, o que levou à cirurgia e implante.

Peru América do Sul Crânio Andes implante

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro