O episódio foi considerado raro; entenda!
Redação Publicado em 30/10/2021, às 12h00
Na Holanda, uma planta curiosa chamou a atenção de internautas. A apelidada ‘planta pênis’, floresceu pela terceira vez desde ano de 1997, apresentando 1,80 metros de altura, o que torna o atual episódio raro. As informações foram divulgadas pela Universidade de Leiden, localizada no país.
Neste caso, ocorrido no jardim botânico Leiden Hortus Botanicus, da universidade, a Amorphophallus decus-silvae tem seis anos e passou pelos cuidados de Rudmer Postma, um voluntário, segundo revelado pela instituição.
A surpresa veio em setembro, quando a ‘planta pênis’ apresentou um botão. Em seguida, pulou de meio metro para dois, destacado um caule bastante estreito.
A instituição também ressalta que a o episódio é raro. Vale destacar que por ser nativa da Indonésia, a Amorphophallus decus-silvae necessita de um ambiente marcado pelo calor e umidade para poder se desenvolver, encontrando assim um obstáculo na Europa.
“Poucos jardins botânicos têm Amorphophallus decus-silvae em sua coleção, tornando o florescimento da planta particularmente raro”, diz o texto.
Contudo, se engana quem imagina que a planta apresenta um cheiro instigante nesta fase.
Afinal, a ‘planta pênis’ emite um odor que pode ser confundido com uma carne podre. Mas, é crucial para que os cultivadores saibam que ela está prestes a florescer.
"(...) nos anos em que a planta não floresce, ela coleta energia apenas fazendo folhas e armazenando alimentos nos tubérculos. Após a floração, o ciclo de crescimento das folhas começa novamente", explicam funcionários através da conta do jardim botânico.
“Não cheirava muito mal ainda, mas (o odor) ficou mais intenso à tarde”, explica Roos Kocken, através de uma gravação disponibilizada nas redes sociais, sobre a planta em questão.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro