Pão fermentado foi encontrado no sítio arqueológico neolítico de Çatalhöyük, na Turquia, e é o alimento do tipo mais antigo já descoberto
Éric Moreira Publicado em 07/03/2024, às 11h22 - Atualizado em 08/03/2024, às 19h36
Em 2021, arqueólogos do Centro de Pesquisa e Aplicação de Ciência e Tecnologia (BITAM) da Universidade Necmettin Erbakan, da Turquia, descobriram no sítio arqueológico neolítico de Çatalhöyük aquele que passou a ser considerado o pão mais antigo do mundo. Os restos do alimento datam de 8,6 mil anos atrás.
Segundo o All That's Interesting, Çatalhöyük é considerado um importante sítio arqueológico não só na Turquia como também de todo o mundo, por ter sido um dos primeiros locais da história onde ocorreu o processo de urbanização. Ele foi estabelecido por volta de 7.400 a.C., e já foi lar de cerca de 8 mil pessoas, sendo possível encontrar restos de casas e artefatos desse povo.
O pão, por sua vez, foi descoberto durante escavações de casas do chamado "espaço 66", perto da estrutura de um forno gravemente danificada. Após a descoberta, o objeto foi enviado ao Centro de Pesquisa e Aplicação de Ciência e Tecnologia (BITAM) da Universidade Necmettin Erbakan para análise, onde foi apontado que ele remontava a 6.600 a.C., e era feito de trigo, cevada e ervilha.
Fiquei muito surpreso quando eles trouxeram", disse em comunicado o professor da Universidade de Gaziantep envolvido na análise, Salih Kavak. "Fiz um diagnóstico morfológico a olho nu e imediatamente olhei o conteúdo ao microscópio. O mais interessante é que existem resíduos de grãos. Existem pedaços de plantas moídas e quebradas, como cevada, trigo e ervilha."
Além do mais, Kavak também menciona que uma análise química apontou que o objeto tinha passado por fermentação, o que sugere que ele tenha sido misturado e preparado, mas possivelmente nunca assado de fato.
+ Göbekli Tepe: A fascinante geometria no mais antigo templo do mundo
Até antes da descoberta recente, a comunidade arqueológica geral acreditava que o pão fermentado mais antigo do mundo provinha do Antigo Egito. Porém, o novo alimento identificado na Turquia coloca o país como o possível contribuinte para a criação dos pães.
+ Pesquisador utiliza fermento do Egito Antigo para assar pão
"Podemos dizer que esta descoberta em Çatalhöyük é o pão mais antigo do mundo. [...] É uma versão em miniatura de um pão. Não foi assado no forno, mas fermentou, preservando os amidos. Tal exemplo não existia até agora", diz Ali Umut Türkcan, professor da Universidade Anadolu e chefe do Comitê de Escavação, em comunicado.
Vale mencionar que Çatalhöyük também já foi palco de outras descobertas notáveis, como alguns dos tecidos, trabalhos em madeira e murais pintados mais antigos e bem preservados do mundo.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro