Félix Plasencia e Armando Benedetti durante evento que selou a união dos países - Divulgação / Youtube
Colômbia

Colômbia e Venezuela retomam relações diplomáticas depois de 3 anos

A relação entre os países estremeceu quando o presidente da Colômbia foi atacado por Maduro

Redação Publicado em 31/08/2022, às 15h08

A Venezuela e a Colômbia retomaram suas relações diplomáticas depois de 3 anos de ruptura. Nesta semana, eles selaram essa “união” com a apresentação das credenciais dos novos embaixadores aos governos de Caracas e Bogotá.

Félix Plasencia vai ser o responsável pela embaixada venezuelana e Armando Benedetti será o representante colombiano. A missão de ambos é reabrir as sedes diplomáticas e torná-las funcionais novamente. Além disso, eles irão reabrir apresentações em cidades que se situam próximas às fronteiras dos dois países.

Após entregar a documentação ao presidente Nicolás Maduro, Benedetti disse: "Nós conversamos sobre a urgência de restabelecer os laços de amizade que nunca deveriam ter sido rompidos”.

Em 22 de junho a reaproximação entre Bogotá e Caracas teve início, exatamente 3 dias após Gustavo Petro ganhar as eleições e ser eleito o novo presidente da Colômbia. Naquele dia, Maduro e Petro conversaram por telefone e tiveram a ideia de reestabelecer a normalidade.

Início dos trabalhos

Os ministros das Relações Exteriores, o venezuelano Carlos Faría e o colombiano Alvaro Levya Durán, se reuniram no estado fronteiriço de Táchira, em 28 de julho, e manifestaram o desejo de cooperação dos dois “países-irmãos”.

Uma agenda de trabalho mútua foi definida desde então, incluindo a cobertura comercial progressiva nos mais de 2,2 mil quilômetros de fronteiras e planos de segurança e de paz. Os dois governos anunciaram, em 11 de agosto, os nomes de Benedetti e de Plasencia para serem os novos embaixadores.

Em fevereiro de 2019, os dois países romperam as relações diplomáticas por ordem de Maduro, que acusou o então presidente colombiano Iván Duque de incentivar diversos planos que ocasionassem em sua queda do poder, segundo o Uol.

Venezuela Colômbia confronto América Latina países acordo Diplomacia relações

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro