Imagem meramente ilustrativa com uma vaca - Foto por Leopictures pelo Pixabay
Animais

Coleira com IA pode ajudar a traduzir e descobrir o que vacas pensam

Acessório tecnológico promete se tornar importante ferramenta para pecuaristas; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 06/07/2023, às 08h56 - Atualizado às 09h04

Muita gente se pergunta desde sempre o que seus bichinhos de estimação pensam ou gostariam de falar, sendo isso uma questão tratada até mesmo em inúmeros filmes de ficção. Porém, uma nova tecnologia pode permitir uma espécie de tradução de mensagens de vacas, utilizando uma inteligência artificial.

A partir de um simples acessório, uma coleira tecnológica feita de nylon, a agritech gaúcha CowMed é agora capaz de traduzir o que os bovinos falam, pensam, querem ou sentem. O artefato, capaz de interpretar o comportamento destes animais, foi apresentado como uma nova e poderosa ferramenta para o auxílio de pecuaristas.

De acordo com a Band, uma vez no pescoço dos bovinos, o CowMed monitora os animais durante 24 horas por dia, transmitindo ao smartphone, computador ou tablet do pecuarista em tempo real as informações sobre eles.

Analisando cada movimento ou som, o aparelho informa se a vaca pode estar sentindo alguma dor, fome, sede, cansaço, cio, entre outras condições, podendo ajudar pecuaristas a identificar sintomas de doenças, carências ou necessidades do gado, segundo os fundadores Leonardo Guedes e Thiago Martins.

Além da coleira em si, os interessados na tecnologia devem pagar ainda uma mensalidade pela monitoração. O kit conta ainda com antenas configuradas, material de treinamento, acesso a plataforma web e aplicativo, e acesso às centrais de ajuda, bastando somente ligar o equipamento e colocar a coleira nas vacas para começar a funcionar.

Funcionamento

Segundo os fundadores da CowMed, a nova tecnologia foi desenvolvida pensando em dar protagonismo aos animais durante sua criação. Thiago Martins explica ainda à Band que o colar pode monitorar diversas variáveis, como o tempo de ruminação, que o animal demora para comer, de descanso, caminhada, qualidade de respiração etc.

Com esses dados, é possível utilizar a inteligência artificial para interpretar a opinião da vaca e gerar recomendações para o produtor", afirma.

Além disso, a coleira também pode identificar, com até cinco dias de antecedência, se a vaca vai ficar doente: "Existem sinais clínicos imperceptíveis, porque o bovino, por ser uma presa, tem a característica de esconder a doença. Com o sistema, é possível analisar os sinais e fazer um diagnóstico precoce", descreve Thiago Martins.

Por fim, o empresário descreve outras funções do CowMed, e as relaciona ao aumento de produção: "O sistema aponta quais horários ela está com maior nível de estresse térmico, permitindo o ajuste dos horários de banho e ventilação. Também é possível avaliar se ela gosta da cama, se precisa de troca, entre outras variáveis. Com toda essa solução, você consegue fazer a produção subir de 15 a 20%, atendendo os desejos das vacas."

curiosidades notícias tecnologia animais inteligência artificial Vacas tradução Pecuária pensamento CowMed agritech

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro