A descoberta possibilitou novos exames e tratamentos para o mundo da medicina moderna. Confira!
Giovanna de Matteo Publicado em 05/10/2020, às 08h09
Os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina deste ano foram anunciados nesta segunda-feira, 5. Os americanos Harvey Alter e Charles Rice e o britânico Michael Houghton levaram prêmio pela pesquisa que descobriu o vírus da hepatite C.
O júri explicou a decisão e parabenizou o trio de cientistas: "O Prêmio Nobel deste ano é concedido a três cientistas que deram uma contribuição decisiva para a luta contra a hepatite transmitida pelo sangue, um importante problema de saúde global que causa cirrose e câncer de fígado em pessoas ao redor do mundo".
BREAKING NEWS:
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 5, 2020
The 2020 #NobelPrize in Physiology or Medicine has been awarded jointly to Harvey J. Alter, Michael Houghton and Charles M. Rice “for the discovery of Hepatitis C virus.” pic.twitter.com/MDHPmbiFmS
A academia também publicou os resultados inovadores da extensa pesquisa: "A descoberta do vírus da hepatite C revelou a causa dos casos restantes de hepatite crônica e possibilitou exames de sangue e novos medicamentos que salvaram milhões de vidas".
Os vencedores receberam o valor de 10 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 6,3 milhões) que deverão ser divididos entre si.
O prêmio em Fisiologia e Medicina foi o primeiro anunciado. Os outros prêmios, que incluem Física, Química, Literatura e o tão esperado Nobel da Paz estão previstos para serem entregues ao longo desta semana. Já a láurea em Economia será divulgada apenas na próxima segunda-feira, 12.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro