Ilustração de Niklas Elmehed para o Prêmio Nobel de Medicina 2020 - Divulgação / Twitter / NobelPrize
Curiosidades

Cientistas responsáveis pela descoberta do vírus da hepatite C levam Nobel de Medicina

A descoberta possibilitou novos exames e tratamentos para o mundo da medicina moderna. Confira!

Giovanna de Matteo Publicado em 05/10/2020, às 08h09

Os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina deste ano foram anunciados nesta segunda-feira, 5. Os americanos Harvey Alter e Charles Rice e o britânico Michael Houghton levaram prêmio pela pesquisa que descobriu o vírus da hepatite C. 

O júri explicou a decisão e parabenizou o trio de cientistas: "O Prêmio Nobel deste ano é concedido a três cientistas que deram uma contribuição decisiva para a luta contra a hepatite transmitida pelo sangue, um importante problema de saúde global que causa cirrose e câncer de fígado em pessoas ao redor do mundo".

BREAKING NEWS:
The 2020 #NobelPrize in Physiology or Medicine has been awarded jointly to Harvey J. Alter, Michael Houghton and Charles M. Rice “for the discovery of Hepatitis C virus.” pic.twitter.com/MDHPmbiFmS

— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 5, 2020

A academia também publicou os resultados inovadores da extensa pesquisa: "A descoberta do vírus da hepatite C revelou a causa dos casos restantes de hepatite crônica e possibilitou exames de sangue e novos medicamentos que salvaram milhões de vidas".

Os vencedores receberam o valor de 10 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 6,3 milhões) que deverão ser divididos entre si.

O prêmio em Fisiologia e Medicina foi o primeiro anunciado. Os outros prêmios, que incluem Física, Química, Literatura e o tão esperado Nobel da Paz estão previstos para serem entregues ao longo desta semana. Já a láurea em Economia será divulgada apenas na próxima segunda-feira, 12.

ciência medicina premiação Nobel

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro