O pesquisador brasileiro Paulo Labiak participou do importante estudo que descobriu uma das plantas na Amazônia
Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/03/2021, às 13h32
Uma pesquisa iniciada em 2016 revelou recentemente a identificação de seis novas espécies de samambaia na América Latina. As plantas foram descobertas na Amazônia, na Colômbia, Jamaica e Equador. As informações são do portal Superinteressante.
Os espécimes estavam guardados em herbários, coletados anteriormente, porém só identificados agora. Paulo Labiak, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) e pesquisador brasileiro que participou da pesquisa, explicou que isso é comum.
“Às vezes, trabalhamos com materiais coletados há mais de 100 anos que estão em uma coleção biológica, um herbário, mas que ainda não foram devidamente estudados”, disse o cientista à Superinteressante.
O estudo foi feito por meio do sequenciamento genético das seis plantas, que foi comparado com amostras de DNA de outras samambaias. A partir disso, os pesquisadores determinaram que dez amostras colhidas nos últimos cinco anos pertenciam a espécies anteriormente desconhecidas.
A espécie descoberta no Brasil recebeu o nome Campyloneurum atrosquamatum, As da Colômbia, Jamaica e Equador foram batizadas, respectivamente, de C. castaneum, C. filiforme, C. pichinchae, C. jamaicense e C. parvisquama. Segundo Labiak, essas plantas são bioindicadores de qualidade do ambiente em que vivem.
O especialista também contou com Robbin C. Moran, pesquisador do Jardim Botânico de Nova York (NYBG), para a realização das análises, que foram publicadas em dois artigos na revista científica Brittonia.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro