O estudo pode auxiliar os pesquisadores a entenderem mais sobre a formação do nosso sistema solar
Isabela Barreiros Publicado em 24/06/2020, às 14h30
Um estudo realizado por uma parceria do Centro de Ciências Espaciais e Tecnologia da UMBC e o Centro de Voo Espacial Goddard da NASA, publicado na revista científica Nature, revelou a nova descoberta um planeta que tem o tamanho de Netuno. Ele está orbitando em uma estrela relativamente próxima ao Sol, a 31,9 anos-luz de distância.
Os cientistas denominaram esse planeta de AU Mic b e a estrela na qual ele está em órbita de AU Microscopii. Segundo a pesquisa, ela é, em comparação às outras estrelas conhecidas, jovem, tendo por volta de 20 ou 30 milhões de anos.
Como atualmente ainda são poucas as estrelas jovens e próximas conhecidas, sendo duas ou três no máximo, os pesquisadores estão animados para entender mais sobre a formação desses planetas e de sistemas solares no geral.
"Uma das coisas que queremos entender é: 'Quando os planetas se formam e o que eles fazem nos primeiros dias?'", explicou Tom Barclay, cientista associado do Centro de Ciências Espaciais e Tecnologia da UMBC. Segundo o pesquisador, o objetivo é "estudar este planeta, [que] pode nos dar uma ideia de como nosso próprio sistema solar se formou".
O estudo indica ainda que o AU Mic b pode ser formado por gases porque, de acordo com Barclay, “essa estrela provavelmente ainda não teve tempo de formar pequenos planetas rochosos. "Isso nos dá a chance de ter uma imagem do que poderia ter acontecido antes que nossos próprios planetas terrestres como a Terra e Vênus se formassem” disse.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro