Próximas etapas de missão bilionária podem trazer novidades sobre o início do universo, veja primeiras imagens
Alan de Oliveira | @baco.deoli sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 29/04/2022, às 11h00
A NASA confirmou o alinhamento do telescópio "James Webb" — criado para capturar registros do começo do universo — nesta sexta-feira, 29. Com isso, ele está preparado para captar imagens mais nítidas, e agora, tem o aval para começar a operar.
Entretanto, para os mais ansiosos pelas descobertas que estão por vir, é bom ficar atento, já que o observatório espacial terá que passar por novas fases de verificação quase diárias para garantir o máximo de desempenho e menores chances de danos que destruam os registros. Por isso, apenas deverá começar a trazer informações mais relevantes entre os meses de junho e julho.
Os cientistas envolvidos em todo o projeto, celebraram ao perceberem que as imagens estão melhores do que era imaginado. Isso tudo devido aos espelhos do satélite serem muito bem programados. Refletem em todo e qualquer ponto de luz, aumentando assim, a nitidez das câmeras.
“Estas imagens de teste notáveis de um telescópio alinhado com sucesso demonstram o que as pessoas de todos os países e continentes poderão observar por meio de uma visão científica ousada para explorar o universo”, falou o gerente de elementos do telescópio óptico Webb, Lee Feinberg, no Goddard Space Flight Center da NASA.
Veja o vídeo:
Agora, a equipe do "Webb" ficará em estágio de manutenção. A missão é avaliada em mais de U$ 10 bilhões de dólares, com excepcionais ganhos para a ciência. Veja a publicação com nota oficial da NASA, neste link.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro